>

Bruxismo é ranger de dentes. Ranger de dentes é uma atividade física que envolve músculos, dentes e expressão facial. Hoje vamos pensar um pouco sobre como o bruxismo pode influenciar a estética de homens e mulheres.

Para isso vamos dividir estas questões.

O que o bruxismo pode alterar nos músculos mastigatórios, músculos relacionados e base óssea.

O excesso de carga sobre os músculos mastigatórios poderá causar, sob condições adequadas, hipertrofia dos músculos fechadores da mandíbula envolvidos na estética facial ( masséter e temporal ). Com a hipertrofia destes músculos o aumento do volume na região parotídea massetérica e temporal pode se tornar evidente e esta é uma característica relacionada a alguns tipo de bruxismo.

Todos os pacientes que apresentam bruxismo terão este aumento de volume?

Não, algumas condições precisam ser satisfeitas para isso, como o tempo de bruxismo, a força aplicada, a integridade dos músculos, entre outros fatores.

O que aconteceria em um paciente com uma mordida instável que apresenta-se um bruxismo capaz de hipertrofiar músculos?

Uma mordida instável ou assimétrica pode ser exacerbada e alterar a base óssea de forma a exibir esta assimetria de forma mais pronunciada. Imagine que este paciente tem um toque unilateral muito mais forte que o outro. Um excesso de carga e fatores predisponentes a hipertrofia e teremos uma hipertrofia unilateral. Ainda poderiam estar envolvidos outros fatores, como artrose das ATMs, relação de intrusão / extrusão dos dentes e demais fatores ortodônticos. O que se pode concluir é que o bruxismo será mais um fator na dinâmica de formação das relações dentomaxilofaciais.

E os dentes?

O desgaste dos dentes é o que vem primeiro a mente, em termos de estética orofacial, quando pensamos em bruxismo. Quanto a este desgaste é preciso pensar em termos de idade do paciente. Um desgaste do terço incisal das cúspides dos caninos tem importância, abordagem e tratamentos diferentes em um senhor de 65 e uma moça de 21 anos. O que estes casos tem em comum é o risco intrínseco ao desgaste dental.

Quanto ao paciente de mais idade, devemos imaginar duas coisas, relacionadas ao fato de que aquele dente já sofreu força de desgaste por longo período, se por um lado este dente deve ter muita dentina reacional, por outro lado não é possível saber quanto tempo mais este dente aguentará estas mesmas forças sem alterações pulpares ou trincas. No paciente de menos idade os mesmos riscos estão lá, e ainda existe o tempo que este dente deverá estar em função (e sob parafunção).

No geral deve haver um cuidado com o desgaste de dentes e fadiga de materiais em pacientes com bruxismo. Um controle mais apurado, uma visão realista de prognóstico para os trabalhos odontológicos e esclarecimentos ao paciente quanto a sua condição. Como medida universal, a placa estabilizadora é a medida de primeira escolha por proteger os dentes superiores do atrito e os inferiores porque o acrílico tem menor dureza que o esmalte dental. Ainda assim, cada caso é um caso (e isso não é novidade para nenhum dentista) e deve ser avaliado criteriosamente.

Voce gostou? Eu também. 🙂

O assunto abordado foi gentilmente pesquisado e cedido pelo colega e agora OdontoDivo, Dr. Marcelo Cesa. Ele é cirurgião-dentista, mestrando em DTM e Dor Orofacial. É autor do blog Maldito Bruxismo aborda o assunto com muita propriedade e desmistifica o tão temido bruxismo. Pode encontrá-lo no twitter ou no grupo de estudos também.

Obrigada, Dr. Marcelo! Sempre que puder, venha nos visitar aqui no OdontoDivas. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook