>

O provisório é fator fundamental na prótese, ele aparece como uma prévia de como será a futura prótese. Além da função estética, ele mantém o espaço e o tecido gengival saudável para receber a prótese definitiva. Com o provisório podemos visualizar o espaço interdental, as proporções estéticas como a linha do sorriso, a simetria facial, o contorno gengival e por que não a cor. Podemos errar no provisório e que maravilha consertar, então nada de “economizar ” nele . Deixe seu provisório bonito!!

Muitos dentistas argumentam que o provisório não pode ser perfeito, pois o paciente some, pois já esta satisfeito com o resultado, mas isso não justifica, devemos cobrar pelo serviço total e fechar o planejamento documentando tudo. Se for para fazer somente o provisório, cobre por ele. Bom isto já é assunto para outro post ;)).

Na prótese, o paciente meio que casa com o dentista, quando fechamos o planejamento da prótese o paciente deve ser avisado que o tratamento é mais longo do que seria para restaurações. Para evitar frustrações de ambos, dentistas e paciente vamos avisar, ok??

O único problema de provisórios estéticos e funcionais é o paciente se apegar aos mesmos e não querer que o dentista troque pelo definitivo, tudo bem economizamos no laboratório…rsrs brincadeirinha!!! Provisórios estéticos garantem a confiança do seu paciente e a tranquilidade do dentista!!

Coroas provisórias que se deslocam com facilidade e com frequência, nas situações mais incovenientes; desasjustes ou fraturas marginais provocando sensibilidade, inflamação gengival, contatos proximais insuficientes (“nem escovo ou passo fio porque sangra” ), cor que não é compatível com os dentes vizinhos ou antagonistas, com certeza não são elementos que possam contribuir com o sucesso e o bom relacionamento dentista/paciente.

Outro ponto positivo de um provisório estético e funcional é utilizar esta fase da prótese para conscientização do paciente da importância da higienização correta na prótese. Use esta fase para ensinar e treinar seu paciente motivando em relação à sua higiene oral.

Algumas características de um provisório estético e funcional:

Proteção Pulpar: Após o preparo a superfície do dente preparado deve ser limpa com um detergente específico ( hipoclorito) e depois envolvido em solução de água de cal ( hidróxido de cálcio ).

Adaptação cervical: Adaptação correta da coroa provisória mantém a saúde do tecido gengival.

Contorno da prótese: Dois aspectos principais, perfil de emergência e forma e extensão da ameia interproximal.

Ajuste oclusal e polimento: Importante o polimento dos provisórios para preservação da saúde gengival. Na oclusão devemos manter e/ou estabelecer contatos oclusais uniformes, guia anterior e dimensão vertical de oclusão corretos.

Higiene oral e controle da placa bacteriana: A prótese provisória bem ajustada e confeccionada facilita e estimula o paciente a manter sua prótese limpa e livre de placa.

Desde sua confecção até a cimentação da prótese definitiva, o tempo despendido com os provisórios é muito grande, porém vale a pena, ele é o nosso guia!!

goDIVAS!! GO!!
Beijocas!
Compartilhe:

Comentários via Facebook