>

Aconteceu agora aqui na clínica.

Recebemos o CV de uma colega. E posso dizer uma coisa: EU FIQUEI COM VERGONHA DO MEU! Graduação em uma Instituição de ensino de PONTA, Especializações, Residências em centros de Referência Mundial, trabalho e mais trabalhos publicados, inúmeros Congressos , cursos extra curriculares e participação em comissões organizadoras.

Se ela entra aqui na clínica, EU VOU EMBORA!

Mas uma coisa eu reparei: não há nenhuma menção tipo: “Clínica Geral no lugar tal”, “Endodontista na clínica tal”, “Consultório Privado, atuando como qualquer coisa”…

E aí?

Fiquei pensando comigo que ela é uma excelente dentista. Mas é de sala de aula! Não criticando, longe disso. Mas ela não tem aquilo que é mais precioso na prática de qualquer atividade profissional: EXPERIÊNCIA.

Não interessa de qual Universidade você veio, quantos cursos de especialização você fez, se você não sentou no mocho e colocou em prática tudo aquilo que os livros te ensinaram.

Ela nunca teve a sensação de, ao examinar um paciente, se perguntar: “PUTS, O QUE EU FAÇO COM ESSES DENTES?”

Não sou a favor de mestrados, doutorados e até mesmo de especializações assim que saímos da faculdade. Acho de extrema importância a vivência clínica, o dia a dia e a certeza das suas aptidões, habilidades e da resposta que você tem dos seus pacientes.

Os pacientes são o termômetro que você precisa pra saber se tudo que você estudou, se todas as madrugadas perdidas por conta de provas valeram a pena.

São aquelas 8 horas diárias, ou mais, que fazem de você um bom profissional, pois são as inúmeras BOCAS que aparecem que te dão a certeza de que você sabe o que está fazendo.

Esse ano farei 5 anos de formada. Ainda não fiz uma pós. Mas invisto em livros e aplico aquilo tudo nas minhas quase 12h de jornada por dia.

E sabe de uma coisa? Minhas restaurações são lindas, minhas cirurgias são rápidas e bem feitas e meus clareamentos… aaaahhhhhhh! BRILHAM! E eu, mesmo sem título, ensino colegas minhas, debato sobre materiais, ensino colegas no MSN.

Porque eu AMO a Odontologia. E isso vale mais que qualquer pós graduação!
Compartilhe:

Comentários via Facebook