>

Difícil tema… mas de suma importância no nosso dia a dia.

A relação paciente/profissional é delicada, cheia de entrelinhas e necessita de um acordo claro, objetivo, onde ambas as partes não se sintam prejudicadas.

Em dias onde qualquer coisa vira “processo”, o profissional deve se resguardar de tudo que diz respeito ao paciente. E isso vai muito além de uma anamnese bem preenchida.

Faz-se necessário esclarecer ao paciente sobre diversos fatores e, ao mesmo tempo, estar apto a cumprir com sua parte no trato.

Isso tudo vem com um propósito: evitar mal entendidos entre as partes envolvidas.

O que podemos fazer?
  • Prontuário: constando de ficha clínica, ficha de anamnese, odontograma preenchido corretamente, radiografia panorâmica (no mínimo), cópia da previsão de honorários, contrato de prestação de serviços odontológicos e cópia de RG, CPF e comprovante de residência do paciente. Assim o profissional está seguro, juridicamente falando.
  • Preenchimento de ficha: sempre datada e assinada, por ambas as partes. Caso seja necessário o fornecimento de atestado, declaração de comparecimento ou emissão de recibo simples ou para declaração de IR, que seja relatado e assinado, principalmente pelo paciente. Cuidado ao preencher o odontograma e, se puder, fotografe a situação inicial em que o paciente se encontrava na primeira consulta.
  • Cobrar ou não uma avaliação clínica? Controverso a meu ver, por um único motivo: desunião da classe Odontológica. Você vai ao médico sem pagar consulta? Não ? Por que conosco pode ser assim? Tempo clínico, material estéril, luva, enfim, gastos estão inclusos nisso e o paciente deve estar ciente. Um diferencial? Ofereça a seu paciente uma avaliação com uma profilaxia e 2 radiografias interproximais de molares, por exemplo. Já faz com que ele olhe seu trabalho de modo diferente.
  • Faltas sem justificativas: devem ser cobradas. E essa cláusula deve estar presente no contrato e ser muito bem esclarecida ao paciente. Uma consulta perdida é perda de dinheiro pro seu negócio. Um horário que poderia ser ocupado por outra pessoa que, além de precisar de tratamento, pague pelo mesmo.
  • Secretárias: Devem ser educadas, falar baixo e ser simpáticas. Elas são o primeiro contato do paciente com o seu espaço de trabalho. Bem apresentadas, devem se vestir de modo discreto e estarem aptas para trabalhos como atender telefone, marcar consulta, confirmar consulta, cobrar paciente, etc.
  • Espaço de trabalho: sempre limpo, aconchegante, iluminado. O paciente precisa se sentir bem ali.
  • Qualquer problema que tiver com sua secretária ou auxiliar, trate longe do paciente. “Roupa suja se lava em casa” certo?
  • Todos os termos emitidos devem estar em 2 vias: 1 pra você e outra para o paciente. Ambas carimbadas, datadas e assinadas por ambos.
  • Tenha organização com exames radiográficos e com a qualidade do processamento das radiografias. Rx é documento.
  • Oriente ao paciente quanto o tempo tolerável de atraso e, acima de tudo, oriente a sua paciente como conversar com um paciente que chega 40 minutos atraso para a consulta. Lembre-se: um paciente perdido, não é só um paciente perdido. Perdemos ele e quem ele conhece.
  • Evite atrasar consultas: da mesma forma que odiamos ir ao médico e esperar 2h, os nossos pacientes pensam a mesma coisa. As pessoas se programam. Por isso, merecem respeito.
  • Sempre peça à secretária para avisar que você está atrasada. Não só aos que estiverem na sala de espera. Peça que ligue para os subsequentes e informe que você está atrasada. A pessoa se programa para um compromisso, e avisá-la de uma possível intercorrência demonstra respeito com ele.
  • Sua equipe deve falar a mesma língua. Oriente todos os funcionários para que haja um “padrão de informações” a ser passado para o paciente.

São pequenos gestos que dão confiança, demonstram organização e seriedade no seu trabalho.

Invista em software para facilitar a visualização do movimento de sua clínica e, inclusive, para fidelizar seu paciente.

Ele é seu BEM mais precioso! E é quem te dará retorno da qualidade do seu trabalho!

#goDIVAS

Compartilhe:

Comentários via Facebook