>

Meu dente era um canal e quebrou….

Quantas vezes os dentistas ouvem esta frase ? E o pior, quantos pacientes ficam apavorados com a palavra canal ou mesmo temerários com o resultado posterior ao tratamento do canal?

O mito do canal e que o dente ficará “frágil” com o tratamento endodôntico deve-se principalmente a falta de informação do paciente e esta informação deve ser passada pelo dentista.

CANAL X RESTAURAÇÃO :

No dente tratado endodonticamente a uma perda de tecido dentário, causado pela cárie ou mesmo pelo acesso que foi feito pelo endodontista para remoção da polpa e posterior tratamento do canal. Nota-se então a tal “fragilidade” do dente, mas na maioria das vezes, o dente se restaurado de forma correta, não causará maiores problemas como a fratura do dente.

Eu particularmente, por experiência própria, entendo que um dente tratado endodônticamente deve ser restaurado com uma restauração metálica fundida (bloco), inlay, onlay ou coroas totais, e em caso do remanescente dentário ser suficiente utilizar pinos para um reforço dentário.

Outra medida simples para evitar esses temores por parte do paciente com o canal é o dentista informar e documentar sempre que o tratamento endodôntico é parte da solução para um resultado satisfatório quanto a longevidade do dente em questão, visto que o paciente é LEIGO e pensa que tratado o canal e colocada a “massinha” esta pronto o dente.

Ledo engano e claro sobra para TODOS os dentistas explicarem que o canal é solução e não o FIM ou pior uma TORTURA e que no final não deu em nada…

PERDI MEU DENTE e DINHEIRO com o canal!! Já ouvi muuiiiiito esta frase 🙁

Vamos ser claros e objetivos com as informações aos nossos pacientes, ok?

Beijocas

GogoDIVAS

Compartilhe:

Comentários via Facebook