Uma fase de mudanças! Mas que vale a pena!

Uma de nossas leitoras enviou um e-mail pedindo que falássemos sobre nossas experiências na Universidade!

O que eu tenho a dizer? Não desistam!

Provavelmente vocês ouvem que o mercado de trabalho na Odontologia está saturado, que os convênios vieram e sucatearam a Saúde de um modo geral e que, agora, é o momento de vocês abandonarem tudo!

Páre!

Quando entrei na Universidade, morria de vontade de fazer Implantodontia! Os primeiros anos do curso, o ciclo Básico, é o mais “entediante” de todos. A vontade é de vestir-se de branco e atender logo os pacientes! Algumas matérias nos chamam mais atenção que outras. Outras nos causam pavor e ficamos na insegurança de estar ou não no lugar certo!

No começo, minha maior dificuldade era Fisiologia e Microbiologia/Imunologia. Quase bombei em Fisio, mas graças a Deus, tudo deu certo! No primeiro ano de faculdade, nada chegava mais perto de Odonto do que Anatomia. O resto era complicado de entender. O motivo é a ansiedade! Portanto colegas, aproveitem ao máximo as matérias básicas! Quando você estiver sentada no mocho,você vai se lembrar de pequenos detalhes dessa base. Não se constrói nada sem que a base seja sólida. Dedique-se, forme grupos de estudo, motivem-se!

No segundo ano, começaram os laboratórios. Eu tinha pavor de Dentística, Materiais Dentários e, foi na Escultura Dental, que eu realmente pensei em desistir. Lógico que somado ao valor das listas de materiais! Eu colocava na minha cabeça, diariamente, que eu sempre quis fazer Odontologia e que não seria ali que desistiria! Tive colegas que abandonaram, mas eu persisti! Na fase de laboratório eis o momento de tirar as dúvidas! Não fazer as coisas porque “mandam”, mas procurar entender porque estão fazendo aquilo! Por que desse jeito? Tudo tem uma razão (e, nesse caso, uma razão biológica) de ser! Vocês trabalharão em tecidos vivos, que cicatrizam rápido, que merecem atenção e, saber sobre e o que usar, como usar e o modo correto de fazer, faz diferença!

Terceiro ano, comecei com alguns atendimentos. Eu continuava odiando Dentística. Era apaixonada por Cirurgia e a Endodontia era algo que eu tentava gostar. Nessa fase de atendimento clínico, o estudante tende a se interessar pela matéria que tem o melhor clima na faculdade. Aquela onde os professores são mais legais, onde a sua dupla de trabalho é mais cooperativa! Os professores mais exigentes fazem com que percamos o interesse pela matéria, pois começamos ver aquilo tudo como obrigação! E tudo que é obrigado, é mais chato! Aí que devemos prestar bem atenção: nas nossas habilidades! Deixar um pouco de lado as influências externas, como colegas e as aulas, e prestar atenção em nós mesmos!

No quarto ano, as clínicas se intensificaram e eu, que odiava Dentística, passei a amar! Uma paixão que até hoje está comigo! Quando os professores nos deixam mais livres pra praticar, pra entender e perceber nossa capacidade, ficamos à vontade e nos sentimos quase profissionais! É o momento em que os pacientes depositam nas nossas mãos os cuidados com a saúde oral! É ali que você consegue motivar, curar, tratar o paciente, prestando atenção no todo!

O último ano é uma correria! Empolgação com a formatura e uma responsabilidade maior! Os professores já te tratam como “Colegas” de profissão e o legal é: agora é a hora de se posicionar como Dentista. Questionar o planejamento clínico, os materiais disponíveis para determinado caso, as diversas opções de tratamento e, antes de tudo, confiar!

No dia da formatura, um alívio. Ao mesmo tempo, medo! O primeiro emprego! O trabalhar sozinho!

Continuem! Não tenham medo de errar, não deixem de se atualizar, não se acomodem por ganhar um salário fixo! Sair da faculdade não quer dizer parar de estudar! A diferença é: você não terá notas pra fechar a matéria! Seus estudos agora serão revertidos para um atendimento de excelência! Ético, dedicado e prazeroso!

Viva a clínica geral, descubra no seu dia a dia se aquela matéria que era tão legal na faculdade se adequa as suas habilidades. Desenvolva a capacidade de raciocínio rápido, da resolução dos problemas, planejamento!

Tudo dá certo! Um degrau de cada vez e o céu é o limite! Sempre há lugar pra quem faz um bom trabalho!

Compartilhe:

Comentários via Facebook