Hoje, além de ser sexta-feira 13 é também o Dia Mundial do Beijo. Graças a Wikipédia descobri que é também a criação da Província Eclesiástica de Passo Fundo, minha cidade, e não é feriado.

Ontem mesmo falava com as minhas alunas do ASB sobre a mononucleose ser uma infecção viral e um risco biológico a nós profissionais da saúde também. Vou falar mais sobre isso.

Mononucleose Infecciosa

Cerca de 95% dos adultos já tiveram a doença do beijo. A mononucleose infecciosa (MI) clássica, conhecida também como  “doença do beijo”, é uma enfermidade que apresenta baixa mortalidade e letalidade, manifestando-se de forma aguda e normalmente de forma benigna. É causada por um vírus conhecido como Epstein-Barr (EBV), um gamavírus  que pertence ao grupo Herpes, caracterizando-se por ser latente, recorrente e/ou crônico.

A infecção por esse vírus se dá através do contato com a saliva. Esse vírus afeta apenas células linfócitos B. A doença pode se iniciar abrupta ou gradualmente, no decorrer de dias e varia muito quanto à severidade e tempo de duração. Em crianças costuma ser mais brande, já em adultos é muito mais severa podendo durar até 8 semanas.

A tríade clássica se constitui de dor de garganta, febre e ínguas pelo corpo principalmente no pescoço, mas outros sintomas como mal-estar, dor de cabeça, falta de apetite, dores musculares, calafrios, náuseas, desconforto abdominal, tosse, vômitos e dores articulares também podem estar presentes nesta ordem de frequência.

Após o contato a doença leva em média 2 a 3 semanas para manifestar-se (período de incubação), sendo que as manifestações mais frequentes são a dor de garganta e a febre que tem um padrão diário, vespertino e pode chegar até 40°C. Em 5% dos casos ocorre “rash”, manchas na pele parecido com urticária, uma manifestação comum a outras doenças infecciosas que os médicos denominam de viroses exantemáticas (rubéola, sarampo etc). Estes sintomas, na maioria dos casos, levam de 1 a 4 meses para resolverem-se.

diagnóstico é realizado através da analise do quadro clínico, juntamente como exames laboratoriais confirmatórios, pois a sintomatologia não é específica, podendo facilmente, ser confundida com outras doenças. O exame laboratorial é feito através da detecção do anticorpo contra o vírus EBV.

Como a maioria das doenças causadas por vírus não há tratamento disponível nem mesmo é necessário, uma vez que, na maior parte das vezes ela é autolimitada. Utiliza-se medicamentos para os sintomas como analgésicos, antitérmicos e se necessário medicamentos contra o enjôo. Recomenda-se para aqueles que apresentam baço aumentado que não pratiquem esportes ou atividades que representem risco de ruptura do mesmo.

Pesquisas vêm sendo realizadas, relativas à vacina anti-EBV, viva ou atenuada. Foi desenvolvida uma vacina, que foi testada em animais com sucesso.

E então? Ela é fácil de ser confundida com uma dor de garganta ou resfriado. Por via das dúvidas é melhor não sair beijando ninguém por aí!

#gODIVAS! GO!

Fonte: InfoEscola e O Controle da Mente