Em breve serei mais uma gastroplastizada.

A dificuldade de emagrecimento, a ausência de síndromes que justifiquem minha obesidade e o gostar de comer bem me levaram a tomar essa decisão.

Os pacientes operados necessitam de cuidados bucais

Tenho muitas dúvidas quanto ao procedimento, pós operatório e mudanças que acontecerão na minha saúde. A redução do estômago e a diminuição da absorção de nutrientes pode ocasionar queda dos cabelos, unhas quebradiças, anemia crônica e, até mesmo, alterações na condição de saúde bucal dos pacientes submetidos à cirurgia.

De acordo com a literatura, o relato mais comum dos pacientes gastroplastizados é a diminuição do fluxo salivar. O médico orienta o paciente a ingerir 2L de água durante o dia, em pequenas porções. Depois do organismo estabilizado, o paciente acaba negligenciando essa orientação e acredita-se que essa diminuição na hidratação corporal seja a causa da hipossalivação. Nesse aspecto, o cirurgião dentista deve orientar o paciente quando a melhora da escovação, uso de gomas de mascar e, até mesmo, saliva artificial para que os tecidos bucais permaneçam saudáveis.

Outro quadro comum é a perda de esmalte/dentina causada pelos episódios de vômitos após a ingestão de comida em excesso ou, até mesmo, mastigação insuficiente. Como a capacidade do estômago é reduzida, é de suma importância a trituração do alimento para que ele chegue em partículas menores, o que facilita o trabalho do estômago e evita sua sobrecarga. Além disso, a erosão nas faces palatinas, liguais e vestibulares, causadas pelo ácido de origem gástrica, também é agravada pelo hábito do paciente de escovar os dentes vigorosamente após o vômito. A ação do ácido aliada ao desgaste supericial gerado pelo atrito da escova aumenta a lesão, com o passar do tempo. O dentista deve orientar os pacientes a fazer bochechos com soluções fluoretadas após os episódios de vômito para que haja um reforço no processo de remineralização do esmalte. Assim, somente depois o paciente deve escovar os dentes.

Como se trata de um procedimento radical, o paciente precisa ser orientado a procurar ajuda psicológica. A ansiedade gerada pelo “pensar gordo” resulta em hábitos parafuncionais nos pacientes operados. Bruxismo, roer unhas, morder lábios são relatos comuns. Disfunção temporomandibular, desgastes incisais, trincas e até mesmo fraturas devem ser diagnosticadas e a reabilitação/acompanhamento realizado pelo dentista. Além disso, as perdas dentais necessitam ser reabilitadas com próteses para que, como dito ateriormente, não haja sobrecarga no estômago.

A cirurgia bariátrica é muito difundida hoje em dia e, por isso, tratar um paciente nessa condição é muito frequente.

Se você foi submetido a essa cirurgia, conte para nós como anda sua saúde bucal e quais as alterações que você percebeu após o procedimento!

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook