Certeza que vocês já viram o comercial da Colgate Total 12 – Professional Gengiva Saudável… é, aquele do “sangue na maçã”. Na primeira vez que eu vi confesso que não prestei muita atenção, peguei na parte da explicação didática do pai-dentista sobre gengivite. Depois, na segunda vez, prestei mais atenção e ri. Depois chorei.

É uma estratégia mais do que batida usar dentistas para dar credibilidade a produtos de higiene bucal… é aquela história do “9 entre 10 dentistas recomendam” ou “a marca mais recomendada pelos dentistas” ou “9 entre 10 dentistas usam”. E quando esse dentista é pai do paciente do comercial, imagine só como o vínculo de responsabilidade aumenta… que pai não ia querer o melhor para o seu filho?

Pois bem. Mas é inevitável considerar algumas coisinhas… você que é dentista (e pai/mãe) vai concordar comigo. Veja o comercial:

  1. A mocinha leva uma maçã para o pai e dá uma mordida em outra, que fica suja de sangue. Imagine o TAMANHO da gengivite pra que isso acontecesse… então, ela diz com toda calma do mundo: “Ih pai… sangue”, como se fosse a primeira vez que isso tivesse acontecido. Se a gengivite já está sujando a comida, difícil de acreditar que isso seja novidade, não é mesmo?!
  2. O pai-dentista olha a maçã e diz:  “Nossa filha, isso pode ser sinal de gengivite, que causa mau hálito”, no mesmo tom que usaria para dizer: “Nossa filha, soltei um pum”…. a coisa mais normal do mundo. Ainda: a preocupação dele é que gengivite causa mau hálito… claro, é o nosso maior problema O.o. Ainda mais: se aquela quantidade de sangue não for sinal de gengivite, sua filha tá apanhando do namorado! Lei Maria da Penha nele!
  3. Sério mesmo que o dentista esperou a filha ficar adulta pra explicar pra ela o que é gengivite e como se previne?
  4. Sério mesmo que o dentista diagnostica gengivite mordendo uma maçã? Se sangrar tem gengivite, se não sangrar não tem? No final do comercial ele mesmo morde uma maçã e diz “Viu só?”.
  5. A mocinha se despede do pai e diz que vai pra casa escovar os dentes. NÃO TEM UMA PIA NESSE CONSULTÓRIO?

Enfim… se fosse minha filha, levava uma bifa um sermão e ia escovar os dentes na hora, na minha frente! Na verdade, se fosse minha filha, ela saberia desde cedo o que é gengivite, como se previne, como se diagnostica e que pasta de dente não faz milagre, principalmente se você não souber como usar a escova de dente e o fio dental. Se assim fosse, bastaria colocar um pouco de Colgate Total 12 – Professional Gengiva Saudável e bochechar, não é verdade?!

Compartilhe:

Comentários via Facebook