Peraí… não vá começar a fazer bochecho com leite fermentado antes de ler a notícia inteira! 😀

Foi desenvolvida na Suécia, por uma indústria da área farmacêutica, uma pastilha que atua diretamente na flora bucal. Nessa pastilha está presente o Lactobacillus reuteri prodentis (viu, não é o Lactobacillus casei Shirota, guarde o Yakult), que atuaria reduzindo a ação das bactérias que causam cáries e doenças da gengiva.

O dia que venderem em litro, eu compro.

Segundo estudos publicados no Acta Odontologica Scandinavica houve redução de 85% no sangramento gengival dos pacientes analisados, em duas semanas. Melhorou também o hálito, o controle de placa bacteriana (o que, por si só, já explica muita coisa) e a prevalência de infecções e os cabelos deles ficaram mais sedosos.

Então agora o negócio é comprar passagens pra Suécia? Não. Esses mesmos lactobacilos são encontrados nos alimentos também. Estudos dizem que a ingestão de iogurte e leites fermentados auxilia no combate de vários problemas bucais, portanto as pessoas que têm o hábito de consumir diariamente de 20 a 50g de iogurte natural (sem adição de açúcar, of course) são menos propensas à doença periodontal.

Ah, sabe quem tem menos propensão à doença periodontal também? Pessoas que escovam os dentes direitinho. Sério, funciona. 🙂

Fonte: Portal APCD (dica do Tio Dentista, que também compraria Yakult em litro se existisse.)

Compartilhe:

Comentários via Facebook