A primeira notícia que tenho essa manhã, enquanto acordo ainda de ressaca da noite passada. Felizmente estou no conforto da minha casa e meus pais com os dois pintinhos no ninho.

luto

Santa Maria é uma cidade universitária e tenho alguns conhecidos lá. Impossível não correr no facebook deles pra saber se tá tudo bem e graças a Deus está. Fico pensando na tristeza dos pais desses jovens que estão saindo às pressas de várias cidades do Rio Grande pra fazer o reconhecimento no ginásio da cidade. Gente dirigindo com o emocional extremamente abalado, correndo riscos, mas também rodoviárias disponibilizando ônibus extra.

Nesse momento, Santa Maria necessita de ajuda de voluntários. Médicos, enfermeiros, auxiliares, psicólogos, toda ajuda é bem vinda e necessária. Falar com Bia, no telefone (55) 9155-2087. Nessas horas ficamos de mãos atadas sendo apenas dentistas e não podendo auxiliar. Juro que se pudesse ajudar de alguma maneira usar meu conhecimento técnico me dirigia pra lá sem nem pensar. É o que muitos estão fazendo. A cidade também necessita de doações de luvas cirúrgicas, papel higiênico, máscaras, álcool gel, remédios e ambulâncias. Quem estiver por lá pode ligar para o Dr. William para fazer as doações no (55) 9681-1021. Ainda existem cerca de 160 feridos, alguns sendo atendidos nos hospitais de Santa Maria e outros sendo levados de helicóptero para leitos em Porto Alegre. Os hospitais de Porto Alegre e Santa Maria necessitam de sangue pois há vítimas com queimaduras de 3º grau. Tem ainda o telefone da Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul (51) 3210-4219 para centralizar doações e qualquer tipo de ajuda e voluntários.

São em horas assim que percebemos a fragilidade da vida humana e nos tornamos solidários. O Brasil e o mundo estão repercutindo a tragédia de Santa Maria. É algo que ninguém imagina que vai acontecer quando sai à noite pra se divertir, muito menos que a estupidez de uma banda que não avalia a altura do teto vai fazer um show pirotécnico que vai queimar o isolamento acústico do local levantando uma fumaça preta que vai intoxicar e matar todo mundo que não conseguir chegar à saída a tempo, seja por causa de um segurança desinformado na portaria, seja por estar bêbado demais pra reagir numa emergência ou por ter sido pisoteado pois havia uma única saída do local.

Com certeza vai fazer muitos donos de casas noturnas reavaliarem a estrutura de suas casas ou criar um plano de evacuação em caso de emergência. Creio que vai aumentar a fiscalização e a burocracia pra se conseguir um alvará para abrir um local assim. Quem tava la na frente, perto da banda deve ter sido quem mais teve dificuldade pra sair.  A saída e a entrada desses lugares geralmente é pelos fundos, ou é uma só.

E quem não gosta de estar perto da atração principal da festa?? Eu sou uma que adoro sair pra dançar e gost0 da vibe de estar perto do dj ou da banda que tá tocando no lugar. Lá na frente mesmo, fico sempre um tanto hipnotizada pela música. E analisando o lugar que eu estava ontem, pude perceber que haveria cerca de 3 saídas disponíveis caso houvesse um incêndio lá, inclusive uma lá na frente. E que mesmo se o dj resolvesse fazer um show pirotécnico não alcançaria o teto pois o pé direito do lugar é alto pra caramba. Parabéns ao Gui e ao Nado por isso.

Ontem à noite minha irmã e eu fomos à Beehive com nossos amigos. Dançamos a noite toda e voltamos pra casa já de manhã, cansadas e alegres. Todos nós que fomos à Beehive ontem voltamos pra casa, dormimos e acordamos perplexos, alguns de ressaca. E muitas outras pessoas que saíram ontem à noite pra dançar e se divertir no Brasil todo voltaram pra casa, para o conforto dos seus lares e para os braços de seus pais, namorados e familiares. 232 jovens que estavam na Kiss ontem, sendo eles 120 guris e 112 gurias não.

Como somos apenas dentistas e nessa hora nossa ajuda técnica é desnecessária, não vou escrever um texto sobre a tragédia falando sobre os dentistas que estavam presentes. Acho esse tipo de marketing digital patético, com uma coisa tão séria e tão triste acontecendo. Se você que é dentista ou qualquer outro profissional que está me lendo nesse momento e quer ajudar, apenas reze pra que essas pessoas tenham paz. Se você é reikiano, mande reiki.  Se você mora no Rio Grande do Sul vá amanhã doar sangue, pois os hemocentros do estado estão em sobreaviso caso seja necessário mais sangue e eles precisam repor o estoque. Se você não acredita em Deus, não segue nenhuma religião específica e não pode doar sangue apenas mentalize coisas boas para essas pessoas que estão sofrendo.

Santa Maria está de luto por 30 dias. O Rio Grande do Sul em luto oficial de 7 dias. Acho que o luto cabe a todo país pela tragédia dessa madrugada. Que essas almas desencarnadas encontrem paz na vida eterna. Em nome da equipe do Blog OdontoDivas, nossa solidariedade e compaixão para essas famílias que perderam seus filhos, para a cidade de Santa Maria e pelo Rio Grande que chora.

Compartilhe:

Comentários via Facebook