Ao ler esse post, gostaria que você, colega, refletisse sobre sua relação com VOCÊ MESMO!

Todos vocês, queridos leitores do blog pink, são testemunhas das mudanças pelas quais eu venho passando: casamento, cirurgia, emagrecimento, rotina de exercícios e, também, uma diminuição no ritmo de postagens aqui.

Sim, eu diminui o ritmo e vou explicar o motivo: uma hora a gente pifa!

muda2

Nós, Dentistas, temos uma rotina repleta de compromissos com os outros, sejam eles pacientes, funcionários ou prestadores de serviços. Cuidamos da saúde dos outros e em quase 99% dos casos isso quer dizer lidar com a doença dos outros, com a dor, com a imagem e auto estima das pessoas que nos procuram.

Acordamos cedo e vamos para o trabalho. Muitos enfrentam um trânsito caótico pra chegar no horário, muitos deixam de almoçar direito e com calma para estar disponível para atender aquele paciente que “só tem o horário de almoço disponível” e muitos fazem hora extra pra atender aqueles que “só podem estar no consultório depois das 20h“.

Ontem uma paciente, muito querida, reclamou dos horários dela no trabalho e da dificuldade que tem de estar comigo no primeiro ou no ultimo horário da minha agenda. Eu não atendo aos sábados e entro no consultório às 9h e meu ultimo paciente é 18:30. Não trabalho às quartas de manhã e, na sexta, encerro meu expediente mais cedo, às 16h. Uma amiga minha até me questionou se eu estava enriquecendo de maneira ilícita rsrsrsrrs quando eu disse minha rotina esse ano.

A paciente disse que precisaria cancelar o tratamento e eu disse pra ela que sentia muito, mas que meus horários eram esses e que eu tinha compromissos comigo mesma e que não poderia mudar isso.

Há alguns anos eu era dessas que deixava tudo pra estar no consultório, atendendo até a hora que fosse, estando sempre disponível.

E sabe o que eu percebi? Estar 15h/dia no seu consultório e estar 10h/dia da na mesma, financeiramente. E que, no final do dia, eu estava um bagaço e, além de estar um bagaço, eu estava há poucas horas do início de mais uma jornada de trabalho. Entendo, perfeitamente, por exemplo, que tem pessoas que só tem o sábado disponível para nos procurar. Mas você já colocou na balança o que esta perdendo no momento que esta ganhando o seu dinheiro?

Você tem menos tempo pra dormir, você tem menos tempo pra ver seus filhos crescerem, você tem menos tempo pra cuidar da sua saúde, você tem menos tempo pra brincar com seu cachorro e tomar um banho de sol. Você tem menos tempo de vida! Rir, ver um filme, ler um livro, andar de bicicleta… Logo, quando você percebe, está cansado, está com dores, seus filhos não contaram com a sua presença naquela apresentação da escola e você não tem pique pra dar atenção pro seu companheiro(a). Você só quer saber de dormir pra tentar repor as energias e começar mais uma semana (que tende a ser igual a que passou).

É um círculo vicioso que não agrega valor emocional nenhum. Dinheiro? Pra que tanto? Não sou hipócrita de dizer que dinheiro não traz felicidade. Pobreza também não traz e temos todo o direito do mundo em termos  conforto e realizarmos nossos sonhos de consumo.

Mas pense comigo: é melhor ter dinheiro pra viajar junto com os amigos ou a pessoa que ama do que viajar sozinho. Certo? É melhor levar a família pra tomar um sorvete no fim do dia do que ficar casa em porque você esta doente gastando seu dinheiro com remédio.

Você merece ser feliz! Por mais que você ame o que faz, a vida não é só Odontologia e lucro.

Por baixo do jaleco existe uma PESSOA que também merece cuidados especiais.

muda

Compartilhe:

Comentários via Facebook