A inglesa Lisa Epsom, de 34 anos, descobriu um câncer de boca quando quebrou um dente, após tentar abrir uma garrafinha de suco para o filho. Ela foi ao dentista, que encontrou o tumor em sua boca e pediu mais exames para o diagnóstico.

Os exames apontaram que Lisa poderia ter apenas algumas semanas de vida, porque a doença já estava em grau avançado. Ela foi então submetida a uma cirurgia de emergência. Após 14 horas de operação para remover o tumor, ela diz que “o dente salvou a vida”.

Por causa da cirurgia, Lisa ficou com parte do rosto deformada, mas não se vê como problema. “Muitos me olham na rua com desprezo, mas pelo menos estou viva e posso ver meus filhos crescerem. Isso não tem preço”. 

Diagnóstico no dentista: câncer

Durante a operação, foi removida boa parte de seu maxilar e usaram o tecido de sua coxa para reconstruir seu rosto.  Após receber o diagnóstico, a mãe ficou desesperada por não poder cuidar dos filhos.  “A única coisa que eu conseguia pensar era não poder ver meus quatro filhos crescerem, poder ajudá-los na escola, ler história para eles dormirem, e qualquer outra coisa que uma mãe deve fazer. Morrer não era uma opção para mim”.

Por ter fica desfigurada, Lisa esperou duas semanas para deixar que suas filhas pequenas, Tiffany e Maison, de 2 e 6, respectivamente, a vissem. “Minha mãe tentou prepara-los para me ver, mas não teve jeito. Tiffany até se escondeu quando me viu. Aquilo quebrou meu coração”.

Depois de ser liberada do hospital, Lisa ainda teve de fazer seis meses de radioterapia, o que a fez perder muito peso, pois não conseguia comer direito. Ela chegou até a ser alimentada por tubos. Oito meses após a cirurgia, ela começou a sair de casa, mas conta que as pessoas a olham de um jeito muito diferente. “Minha autoconfiança foi embora, mas eu estou feliz por poder estar com meus filhos e vê-los crescer”.

Lisa conta que realmente entendeu o que tem valor na vida e pouco se importa com o que os outros pensam. “A única coisa que eu indico: nunca deixem de ir ao dentista. Isso pode salvar vidas”.

É isso aí, Lisa. 🙂

Via R7

Compartilhe:

Comentários via Facebook