Basta ter uma conta no Instragram, seguir alguns colegas de profissão para ter a certeza de que há muitas celebridades no mundo odontológico.

tapete vermelho

Eu acho o máximo perceber, por meio de fotografias, o empenho, o investimento e a tecnologia aplicada à saúde bucal.

Mas em meio a tantos SPAs Odontológicos fica a questão: tanto glamour não torna o tratamento odontológico impessoal?

O que me impressiona, na maioria dos casos que vejo, é a repetição de trabalhos. Já discutimos que, atualmente, a exigência estética nos levou a uma padronização da beleza. Por isso eu falo em “produção dental em série”. A grande maioria dos casos que vejo se trata de laminados cerâmicos, que deixam o sorriso de todo e qualquer paciente igual ao do ator Otaviano Costa! Eu percebo que são todos do mesmo tamanho, no mesmo branco (brancão), mesma anatomia, mesmo em se tratando de pacientes diferentes.

Chega a ser curioso acompanhar o trabalho de alguns colegas.

Não estou dizendo que o trabalho é ruim. Muito pelo contrário: são trabalhos extremamente bem executados, de alto padrão estético, cujos materiais são de qualidade inquestionável. Mas, será que o paciente se sente “mais um paciente” ou “O” paciente do Dr. Fulano?

A começar pelas estruturas físicas, com segurança, sala de massagem, lounge dentre outras coisas, o preço é um fator a se levar em conta. Obviamente que não se pode manter uma empresa de alto padrão com trabalhos “baratos”. Mas eu penso que tudo isso torna a Odontologia ainda mais comercial.

Creio eu que grandes trabalhos não são aqueles cujas quantidades de likes chegam aos 3 dígitos ou mais.

Acredito que, nos tempos de hoje, o profissional que se destaca é o que consegue atender às expectativas do paciente com um trabalho individualizado e que valorize as relações entre as pessoas. Aquela coisa de “Dentista da Família” sabe?

Em meio a tantas cerâmicas, muitas vezes me sinto dentro de uma loja de material de construção.

Que a Odontologia não venha a ser uma continuação do filme “Tempos Modernos”.

charles

Compartilhe:

Comentários via Facebook