Pessoal, voltei! Depois de quase um ano ausente do blog rosa, fui intimada pessoalmente pela Ana Tokus a voltar a escrever nesse último CIOSP. E confesso que estava com saudades! Até conseguimos isso:

divas

Marjo, Ana Tokus chefa, Ju Lemes Odontodiva depre famosona e Ninacris

Ano passado foi um ano muito novo e exaustivo pra mim. Finalizei duas especializações e participei de 4 campeonatos de fisicuturismo, e desde então comecei a estudar sobre Odontologia do Esporte. Para minha sorte, recentemente foi reconhecida como uma nova especialidade pelo CFO.

A Odontologia do Esporte tem “o objetivo de investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte.”. Infelizmente, quase não temos evidências científicas na área, e muito do que temos baseia-se no “achismo”.

No 2º Meeting de Odontologia do Esporte que aconteceu dentro do CIOSP esse ano pude conversar com vários colegas que estão trabalhando ativamente na área. A idéia é fazer essa especialidade surgir com comprovação cientifica, e algo que agora já sabemos é que a espessura ideal de um protetor bucal é de 3-4mm, de acordo com uma dissertação de mestrado da USP. Sendo mais grosso que isso não irá proteger mais.

Muito se fala de esportes coletivos ou de impacto quando falamos em odontologia do esporte. Mas e os esportes de força?? Aí entra os arremessadores de peso, os levantadores de peso, e os fisiculturistas. Muito se fala que o fisiculturismo é apenas o culto ao corpo, onde as pessoas vivem pra ter uma imagem, e isso é da mesma forma que falam que o hipismo é esporte de rico e o futebol esporte de pobre.

O Fisiculturismo é mais que um esporte, é um estilo de vida, onde devemos ter uma mente muito forte pra comer só o que está prescrito e cumprir uma rotina de treinamento físico bastante intensa, para esculpir um corpo com simetrias musculares, de acordo com um padrão de categoria. A minha categoria é a Bikini Fitness, a mais “leve” categoria, onde devemos apresentar um corpo magro e forte, sem marcações musculares profundas.

Campeonato Sul Brasileiro de Fisiculturismo dia 05/12/2015

Campeonato Sul Brasileiro de Fisiculturismo dia 05/12/2015 Foto: Marcelo Martins

Voltando a falar do esporte de força, no que um protetor bucal seria importante?

Na minha monografia da DTM fiz uma revisão  de literatura com a relação da articulação temporomandibular e a postura corporal, e descobri que nosso corpo é todo interligado por cadeias musculares, que funcionam como elásticos. Se temos um desequilíbrio em um destes elásticos, vamos ter desequilíbrios em cadeia em todos os outros. Os fisioterapeutas sempre souberam disso, e vem trabalhado nisso com o RPG e a morfoanálise há bastante tempo. E onde entra o dentista?

O que descobri na minha monografia também é que, uma alteração nos músculos da ATM pode ser responsável por uma alteração no músculo posterior da coxa, e isso é bastante comum em nós dentistas devido a nossa má postura. Da mesma forma que os fisioterapeutas já sabiam que uma alteração na cadeia posterior da musculatura pode ser responsável por uma DTM, ou não necessariamente isso, apenas uma má postura mandibular. E no que isso infuencia na vida de um fisiculturista? Uma resposta mais demorada a estímulos para desenvolvimento de determinados músculos.

Enfim, já fiz o “teaser”, porque esse assunto dá pano pra manga! De agora em diante, vamos falar mais de Odontologia do Esporte? Agora que voltei a ativa, me acompanhem aqui e na página Odontodiva Atleta no Facebook, onde além da vida de dentista compartilho um pouco da minha vida de atleta.

Abraços! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook