A escolha da cidade Mossoró-RN para a realização do primeiro programa humanitário deste ano não foi por acaso: há vinte anos não são feitas cirurgias reparadoras de fissuras na cidade – apesar de ser um polo que atende 64 municípios – e há dez anos a Operação Sorriso não vai ao Estado do Rio Grande do Norte. Por isso, pela primeira vez, a equipe de voluntários da organização estará no local para a realização de 40 cirurgias reparadoras gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina).

Operação Sorriso em Mossoró-RN

Como é feita a seleção de pacientes?

A seleção de pacientes acontecerá no dia 4 de agosto de 2016, a partir das 8h, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado (Rua Afonso Pena, 152 – Bairro Bom Jardim). Para participar, basta comparecer à seleção no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora de Mossoró poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem ao Hospital Wilson Rosado no dia da cirurgia, além de alimentação sem custo aos pacientes.

Quando serão realizadas as cirurgias?

As cirurgias serão realizadas de 5 a 7 de agosto, no Hospital Wilson Rosado (Rua Dr. João Marcelino, 429 – Centro). “A expectativa é que consigamos identificar os pacientes, triá-los e, se não conseguirmos operar todos, já deixá-los agendados para a próxima missão”, diz Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

“Estamos firmando parceria com uma organização já reconhecida nacionalmente pelo trabalho exitoso que realiza em diversas regiões do país. O município não medirá esforços para realizar os procedimentos necessários para pessoas que necessitam de correção labial receberem toda a atenção das equipes”, completa Leodise Cruz, responsável pela Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

Quem está envolvido no projeto?

Ao todo, 60 voluntários de diversas regiões do Brasil e também do exterior estarão envolvidos no programa em Mossoró. Todos os selecionados possuem experiência em outros programas humanitários da organização e são profissionais de saúde especializados em fissuras labiopalatinas. O processo de credenciamento dos voluntários é coordenado pelo Conselho Multidisciplinar de Saúde da organização, visando garantir um time altamente especializado e todos são aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Odontologia.

Como esta será a primeira vez na cidade, existe uma grande expectativa: “Já temos um plano de trabalho para fazer palestras aos novos voluntários locais e treiná-los no atendimento ao paciente”, explica Ana Stabel.

Atendimento continuado

Todos os pacientes que forem operados durante o programa humanitário de Mossoró, retornarão para a consulta pós-operatória no dia 10 de agosto (data prevista), no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado (Antigo PAM do Bom Jardim), e, durante um ano, farão acompanhamento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde da cidade. Quem não for morador de Mossoró, terá encaminhamento para dar continuidade ao tratamento na cidade onde residir.

Segundo a coordenadora dos programas humanitários, a Operação Sorriso busca a sustentabilidade local, capacitando profissionais da região, principalmente onde existe uma grande demanda.

Os apoiadores têm papel fundamental

A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como a Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Voltália, BNDES, Copel, White Martins, Alshop, Amend, Aumund, Bionexo, Bradesco Seguros, Citi, Associação Citi Esperança, Comerc, Contém 1g, Cristália, Day Pharma, Elavon, Icatu Seguros, iZettle, Medtronic, Pepsico, Rotary Club, Schivartche Advogados, Seteco, Staples, Tennis Station, Way Models, Approach Comunicação e PR Newswire.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Prefeitura Municipal de Mossoró, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Wilson Rosado, Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 220 mil crianças.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 91 mil exames e avaliações especializadas e mais de 4,7 mil cirurgias em treze estados brasileiros.

Só em 2015, a organização realizou mais de quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 220 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes. Neste ano, além de Mossoró, a Operação Sorriso planeja realizar programas humanitários nas cidades de Santarém (PA), Fortaleza (CE) e Porto Velho (RO).

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade) aqui

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/001-85
Banco Itaú – 341
Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: [email protected]

Relatórios financeiros disponíveis no site. As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

Resumindo…

Programa humanitário da Operação Sorriso em Mossoró (RN)
Dia de seleção dos pacientes: 4 de agosto de 2016
Horário: a partir das 8h
Local: Clínico Prof. Vingt Un Rosado (Rua Afonso Pena, 152 – Bairro Bom Jardim) – Antigo PAM do Bom Jardim
Informações: (84) 3315-5070
Datas das cirurgias: 5 a 7 de agosto de 2016
Local: Hospital Wilson Rosado (Rua Dr. João Marcelino, 429 – Centro)

Compartilhe:

Comentários via Facebook