A cada trimestre recebo visita da representante de uma das grandes marcas em meu consultório, e nas duas últimas vezes que ela veio ao consultório me trouxe várias amostras de um creme que gostei. Recebo visita de outra representante com um pouco menos de frequência, mas o que notei é que entre a grande variedade de cremes dentais dessa segunda empresa, cada um deles funciona de maneira diferente. Vamos falar um pouco sobre cada um deles? Ok, vamos. Mas antes, que tal lembrar da causa da hipersensibilidade dentinária?

Se você sofre de sensibilidade e está lendo esse texto, sua situação deve ser parecida com a desta foto.

Se você sofre de sensibilidade e está lendo esse texto, sua situação deve ser parecida com a desta foto.

“A hipersensibilidade dentinária tem como causa principal a exposição dos túbulos dentinários, condição que permite a movimentação do fluido dentinário gerando uma experiência sensorial desagradável manifestada pelo organismo humano com a dor.” ZADO e PILATTI, 2016.

dor-de-dente-1

Pra quem não é dentista também entender.

Esse estudo que citei é bem bacana e atual, pois fala sobre os recentes avanços e tratamentos para este problema, recomendo a leitura. Enfim, e os cremes?

Muitas são as opções que temos disponíveis na prateleira da farmácia quando o assunto são cremes dentais dessensibilizantes, e vou falar um pouco sobre o modo de ação dos mais comuns.

1. Sensodyne:

Em geral, toda a linha Sensodyne ajuda a aliviar a sensibilidade dentinária e promove proteção duradoura quando a escovação é realizada duas vezes ao dia. Os ingredientes ativos são o nitrato de potássio e fluoreto de sódio na linha Multiproteção e Cool Gel, e o cloreto de estrôncio no Sensodyne Original, este último sem flúor.

“O nitrato de potássio age causando a despolarização das terminações nervosas, bloqueando a ação axônica e a passagem do estímulo doloroso.” O nitrato de potássio é eficaz, e precisa ser utilizado por no mínimo duas semanas.

“O cloreto de estrôncio tem efeito oclusivo sobre os túbulos dentinários, reduz a permeabilidade da dentina reduzindo a hipersensibilidade.” Ou seja, ele oblitera os túbulos formando a estroncioapatita.

senso

Ainda falando em Sensodyne, a linha especifica para tratar a sensibilidade é o Repair & Protect. O princípio ativo é Novamin (calcium sodium phospholicate) e monofluorfosfato de sódio; ele cria uma camada protetora que ajuda a reparar as áreas vulneráveis do dente. Existe ainda a versão Whitening.

sensod

A única coisa que achei estranho foi a indicação do fabricante, de escovar os dentes com “aproximadamente 2cm de creme dental”, mas enfim… Tem também o Rápido Alívio, com princípio ativo fluoreto de sódio e acetato de estrôncio, que promove um alívio rápido e também duradouro.

rapido-alivio_detail

Para alívio rápido, o fabricante recomenda que se massageie a base do dente sensível por 1 minuto, no máximo duas vezes ao dia, com uma pequena quantidade do produto na ponta do dedo limpo.

2. Oral B Pró-Saúde Sensi-Alívio

oralb

Particularmente, eu, Marjorie, gosto bastante desse creme, principalmente pelo sabor. Seu princípio ativo é o fluoreto de estanho, que ajuda a bloquear a entrada dos túbulos. Segundo o fabricante, o uso contínuo proporciona alívio duradouro e protege as áreas que os dentistas mais examinam. Como benefício adicional, ainda protege os dentes contra outras causas da sensibilidade, como a erosão do esmalte dental.

“O mecanismo de ação do fluoreto de estanho não esta completamente elucidado, entretanto, Porto et al., 2009 sugerem ser através da indução de um alto conteúdo de minerais que cria uma barreira calcificada bloqueando a abertura dos túbulos na superfície dentinária, porém é necessário o uso no mínimo 4 semanas para obter um resultado satisfatório.”

 

3. Colgate Sensitive Pró-Alivio

packshot-proreliefproduct_tripacks

Este creme utiliza a tecnologia Pro ArginTM,  que fecha e veda os pequenos túbulos dentinários que causam a sensibilidade. Também proporciona alívio instantâneo quando aplicado diretamente com a ponta do dedo em um dente sensível, massageando-o durante 1 minuto. O alívio é duradouro quando usado duas vezes ao dia. Tem ainda a versão Real White, de baixa abrasividade, a vesão Multiproteção e a Repara Esmalte, que segundo o fabricante, “remineraliza o esmalte e torna os dentes mais resistentes contra os constantes ataques de ácidos”.

A arginina é o princípio ativo juntamente com o fluoreto de sódio, e também funciona obliterando os túbulos dentinários.

4. Flúor 

Não é um creme dental, mas está na grande maioria deles. Vamos falar do temido flúor então. Pra tratar a sensibilidade, normalmente utilizamos no consultório e como verniz fluoretado. É uma espécie de gel aplicado com pincel sobre a área sensível que forma uma película no dente, e deixamos em contato por pelo menos 4 minutos, saindo facilmente com a escovação. A ação do flúor no dente é dada pela união com os íons cálcio, o que resulta em fluoreto de cálcio e reduz o diâmetro dos túbulos dentinários.

1063_1_g

“Os compostos fluoretados utilizados no tratamento da sensibilidade, quando em contato com estruturas dentais mineralizadas, reagem quimicamente com os íons de cálcio e fosfato, levando à precipitação de cristais de fluoreto de cálcio na embocadura dos túbulos dentinários. Podem ser utilizados em combinação com outros agentes para melhorar o tratamento.”

Ou seja, ele está presente na maioria dos cremes dentais para tratar a sensibilidade, para fortalecer os dentes, e evitar cáries. Mas isso a Nana já abordou lindamente nesse texto aqui.

Gostou? Compartilhe! 😉

 

Fonte: Este artigo aqui e o site dos fabricantes.

Compartilhe:

Comentários via Facebook