Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), em parceria com a Polícia Militar, prendeu em flagrante um homem que exercia ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista há 40 anos. O caso foi na cidade de Piripá, sudoeste da Bahia. O homem de 68 anos exercia a função há mais de 40 anos, e atendia de 5 a 8 pacientes por dia.

Falso Dentista

Instrumental encontrado no local foi apreendido pela polícia (Foto: Divulgação / CRO-BA)

Os fiscais do CRO-BA acharam flagrante de moldagem de prótese, porém foram encontrados no lixo vários dentes recém-extraídos. O autor foi conduzido para delegacia e vai responder pelo exercício ilegal da profissão de Odontologia. Condenado, ele pode pegar de seis meses a dois anos de prisão.

Não bastasse isso…

Um dia depois, um homem de 49 anos também foi preso em flagrante exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista, agora em Itapetinga. Segundo informações do CRO-BA, o suspeito atuava de maneira ilegal há 25 anos, e realizava uma média de 5 atendimentos por dia para instalação de aparelho ortodôntico e prótese.

A prisão ocorreu após denúncia anônima, em uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária. Os equipamentos encontrados no consultório foram apreendidos e encaminhados à delegacia. O homem foi levado para a delegacia, mas vai aguardar o processo em liberdade.

De acordo com Viviane Sarnento, presidente de fiscalização do CRO-BA, 83 prisões por exercício ilegal da profissão aconteceram nos últimos três anos e seis meses na Bahia. “O CRO-BA alerta para o risco à saúde de ser atendido por uma pessoa que não é profissional, e pode-se contrair doenças como os vírus da Aids e da hepatite”, disse.

Via G1, dica do Caco

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook