Imagine só se existisse uma vacina contra a doença periodontal… pois é. Agora existe.

Uma pesquisa desenvolvida em Melbourne, Austrália, e publicada esta semana na revista NPJ Vaccines com o título A therapeutic Porphyromonas gingivalis gingipain vaccine induces neutralising IgG1 antibodies that protect against experimental periodontitis (, em tradução livre) validou a vacina que pode eliminar – ou pelo menos reduzir – a necessidade de cirurgia e antibiótico no tratamento da periodontite.

Você pode ler o artigo (em inglês) na íntegra aqui.

Vacina contra periodontite

Uma equipe de cientistas do CRC de Saúde Oral, da Universidade de Melbourne, vêm trabalhando nessa vacina para periodontite crônica nos últimos 15 anos, em parceria com uma indústria farmacêutica. Os ensaios clínicos com pacientes com periodontite podem começar já em 2018.

A periodontite moderada à grave afeta um em cada três adultos e mais de 50 % dos australianos com mais de 65 anos. Está associada com diabetes, doenças cardíacas, artrite reumatóide, demência e certos tipos de câncer. É uma doença crônica que destrói o tecido gengival e o osso que suporta os dentes, levando à perda dental.

As descobertas publicadas representam a análise da eficácia da vacina por grupos colaboradores em Melbourne e Cambridge, EUA. A vacina tem como alvo enzimas produzidas pela bactéria Porphyromonas gingivalis, para desencadear uma resposta imune. Esta resposta produz anticorpos que neutralizam as toxinas destrutivas do patógeno.

P. gingivalis é conhecido como um patógeno keystone, o que significa que ele tem o potencial de distorcer o equilíbrio de microrganismos na placa dental, causando a doença. O professor laureado da Melbourne, Eric Reynolds AO, disse que era esperado que a vacina reduzisse substancialmente a destruição de tecidos em pacientes que abrigam a P. gingivalis.

“Atualmente, tratamos a periodontite com raspagens, por vezes envolvendo cirurgia e antibióticos. Estes métodos são úteis, mas em muitos casos a bactéria se restabelece na placa bacteriana e causa um desequilíbrio microbiológico, e a doença continua. A periodontite é generalizada e destrutiva, e temos grandes esperanças de que esta vacina melhore a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

Tomara!

Via Dental Press