Pensei em diversas maneiras para iniciar esse texto… o assunto é amplo, complexo e MUITO atual.

Resolvi começar com uma pergunta:

Você sabia que a vitamina D é na verdade um hormônio?

Então… em 1970, pesquisadores descobriram que a Vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio e não uma vitamina. Este hormônio é um esteróide lipossolúvel essencial para o corpo humano, e sua ausência pode causar uma série de complicações, afinal, ela controla 270 genes!!!

Tá, isso é apenas o começo. Vamos puxar o assunto pra nossa área de interesse, que é a Odontologia. Você sabia que a Vitamina D pode ajudar a prevenir a doença periodontal? E que qualquer pessoa que fizer um exame pra avaliar o nível desse hormônio no organismo provavelmente encontrará baixos níveis ou limítrofe, independente da sua cor de pele?

Ok, isso é só um teaser sobre Vitamina D, eu disse que o assunto é amplo!

E o que você sabe sobre testosterona e estrogênio?

Não gente, a testosterona não é algo que eu uso pra “criar músculos” desde que entrei pro fisiculturismo, isso é outro assunto…  A testosterona é responsável por regular a resposta óssea do organismo! O osso apresenta processo contínuo de remodelação, a cada 10 anos mais ou menos temos um esqueleto novo graças a atividade dos osteoblastos e osteoclastos. Porém, anormalidades nesse processo ocorrem em algumas doenças – como a osteoporose – sendo que a deficiência estrogênica parece ter o papel principal na sua gênese. Isso aí vai interferir na osseointegração de um implante ou mesmo nas movimentações ortodônticas.

Bom gente, isso era o que eu já sabia. O assunto além de amplo é complexo!

Esse fim de semana vou saber muito mais sobre isso pra poder contar pra vocês! Como já comentei no stories do Instagram ontem, participarei este fim de semana do curso de Modulação Hormonal Nano do Dr. Marco Botelho em Sananduva, cidade vizinha de Passo Fundo.  Além dos hormônios que falei acima, o curso vai falar também sobre a Melatonina, recentemente permitida manipulação no Brasil, e sua influência nas DTMs.

Venho estender o convite a meus colegas dentistas da região, pois ainda restam algumas vagas! E fiquem ligados que o curso corre por todo Brasil!

#goDIVAS! GO!

Um abraço da OdontoDiva Atleta! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook