A crise econômica no Brasil mudou os padrões de consumo da população. O aumento dos preços dos produtos resulta numa seleção, por parte dos consumidores, entre básico e supérfluo. E, quase sempre, a Odontologia não entra na categoria das prioridades.

Mas o que fazer para driblar as dificuldades em tempos de recessão?
Momentos de crise são divisores de águas e nos forçam a rever conceitos e modificar a maneira com que nos relacionamos com nossos clientes e, principalmente, no modo como nós nos relacionamos com o dinheiro.


Em época de crise, atender bem o cliente é importante, tanto para a fidelização dos pacientes antigos quanto para a captação de novos. Para isso, as ferramentas de marketing se tornam indispensáveis para o aumento da visibilidade do seu negócio.

Ao falar de Marketing abrangemos desde a relação da nossa equipe com nosso cliente, nossa apresentação pessoal, investimento em divulgação e adequação às necessidades econômicas daqueles que procuram pelo nosso serviço.

É muito importante que nossos colaboradores “falem a mesma língua”. O acolhimento do paciente, a informação clara e a simpatia são importantes no dia-a-dia do consultório. Saber recepcionar e entender as expectativas dos clientes é o primeiro passo para a fidelização. A boa apresentação da equipe também diz muito sobre a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa.

Uma boa infraestrutura também se faz necessária. Sabemos que não é o momento de gastar dinheiro sem necessidade, mas procurar manter as instalações em bom estado agrada aqueles que confiam no nosso trabalho. Detalhes que fazem a diferença: banheiros limpos, ambiente climatizado, consultórios aconchegantes, música e Wi-fi disponível para os usuários, por exemplo, são atrativos. Agradar nossos clientes é muito importante também. Mesmo em crise, procure investir parte do seu rendimento em materiais personalizados: kits de higiene, por exemplo, são ótimos “mimos” e os pacientes se sentem importantes e bem quistos no seu consultório. Evidenciar a sua marca faz com que você seja lembrado!

Atualização profissional e aquisição de bons materiais reflete, diretamente, no sucesso dos seus tratamentos. Produtos de qualidade são sinônimos de menor repetição de trabalhos e, com isso, economia de tempo e dinheiro. O comércio online permite que pesquisemos diversas empresas para que possamos fazer nossas compras com boas condições de pagamento e preços.

Em época de dinheiro escasso é fundamental que nossa empresa seja vista. Para isso, é indispensável o investimento em Marketing, em especial o digital. Não podemos desconsiderar a realidade do Brasil, onde mais da metade da população possui acesso à Internet e que a maior parte desses acessos é por meio de dispositivos móveis. O que se entende disso? Seus clientes estão na Internet e as consultas estão a um clique de serem agendadas. Muitas plataformas permitem a divulgação do seu escritório e do seu trabalho sem que, necessariamente, você gaste algum dinheiro com isso. Muitos serviços são gratuitos e contribuem para a divulgação do seu espaço. Investir no marketing por meio de redes sociais significa modernidade e é bem visto pelos pacientes, principalmente pela agilidade na comunicação que a Internet permite.

O bom de momentos assim é que nós amadurecemos e entendemos a dinâmica de mercado. Toda mudança é precedida de uma crise, portanto tenha fé e calma! As coisas vão melhorar!

Compartilhe:

Comentários via Facebook