As restaurações de amálgama são aquelas metálicas, que contém mercúrio, um metal pesado, em sua composição.

Quais os tipos de mercúrio? O que tem no amálgama é tóxico?

Sim, tem mercúrio no amálgama. Mas calma… só fica assim desesperado quem não entende como a coisa funciona. A questão é: o mercúrio contido nas restaurações de amálgama entra em contato com o organismo a ponto de intoxicá-lo?

É preciso lembrar que existem três formas de mercúrio: o inorgânico, o orgânico e o elementar. O mercúrio que está no amálgama é o inorgânico, que quando EVENTUALMENTE absorvido, fica nesse estado até ser completamente eliminado na urina.

O mercúrio tóxico é o orgânico, que é completamente diferente do inorgânico, e é esse tipo de mercúrio que está presente em peixes e mariscos de água contaminada e em alguns pesticidas. Fuja desse! Já o mercúrio elementar vem da inalação de vapores, sendo que o vapor de mercúrio é absorvido e oxidado completamente à sua forma inorgânica no nosso organismo. Também vai embora no xixi.

É importante salientar que o organismo não é capaz de transformar o mercúrio inorgânico em orgânico, o tipo tóxico.

Precisa se vestir como o Walter White pra remover restaurações antigas de amálgama? Se você entende como funciona o material e não pretende assustar seu paciente… não. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook