social media

Creio que não haja um texto específico, em um blog Odontológico, sobre o que é e qual a finalidade de um blog.

De acordo com o Wikipédia, são sites cuja estrutura permite atualizações diárias (os chamados posts) que ficam organizadas de forma cronológica inversa (dos mais recentes aos mais antigos) e que abrangem um determinado assunto, destinado a um público alvo.

Odontologicamente falando, existimos nas redes sociais para transmitirmos conhecimento, debatermos temas na nossa área, divulgarmos ações e firmarmos parcerias com empresas do segmento através de publicações patrocinadas. Em outras palavras, são parcerias firmadas com a finalidade de favorecer ambas as partes.

Nesse ponto começamos o meu texto. Vamos exemplificar com um segmento que cresce muito atualmente: Blogs de Moda.

Inúmeras são as empresas que pagam uma grande quantia em dinheiro para ter sua marca aparecendo num banner, por exemplo, num blog de moda. Muitas empresas bancam o vestuário de meninas para que sua marca apareça nas redes sociais. Grandes marcas pagam para terem um texto próprio num blog de moda. Em outras palavras: meninas estão ganhando a vida vivendo do marketing que fazem sobre determinado produto. Ser blogueiro virou um trabalho, que paga as contas no final do mês e essa tendência cresce exponencialmente, graças à velocidade de transmissão de informação e ao crescimento das vendas online.

Minha dúvida é: Por que, no segmento Odontológico, as empresas do ramo acham que estão fazendo favor aos blogs ao quererem anunciar seus produtos/serviços em nossas páginas?

parceria

Pensa comigo: Nós possuímos um site. Atualizamos esse site. Utilizamos diversas mídias sociais para expor nosso trabalho. Possuímos conhecimento técnico-científico sobre os assuntos postados. Temos vivência clínica para falar sobre Odontologia. UTILIZAMOS (sim, em caixa alta) inúmeros produtos no consultório.

Por que as empresas acham que investir nos blogs é duvidoso? Ou, se investem, por que pensam que uma seringa de ácido, por exemplo, irá pagar o mês de um banner piscando no topo da barra lateral do nosso site?

Sendo um trabalho, qualquer interessado em ter sua marca divulgada precisa SIM investir uma quantia para aparecer em sites especializados. E, sendo um trabalho, nós blogueiros temos que receber pelas postagens, pelas hashtags nas fotos, pela logomarca que estamos, direta ou indiretamente, mostrando nos vídeos.

O que não dá mais é o fato de acharem que nós estamos “mendigando” produtos ou topando qualquer negócio para ter o nome da marca X conosco. No serviço de hospedagem do site, o pagamento não é feito com seringas de ácidos, ou camaradagem. É em dinheiro.

Não é bem assim, queridão. Nós, blogueiros, merecemos respeito.

Compartilhe:

Comentários via Facebook