Fazer um tratamento ortodôntico exige tempo, dinheiro e muitas idas ao ortodontista. Exceto para um aluno do New Jersey Institute of Technology, que fez seus próprios alinhadores removíveis usando uma impressora 3D e US$ 60.00 (cerca de R$ 190,00).

Amos Dudley chegou a usar aparelho fixo normalmente, como qualquer mortal, mas seus dentes lentamente voltaram a se desalinhar. Shit recidiva happens. Sem dinheiro no banco, o designer digital tinha a sua disposição “apenas” sua inteligência e uma impressora 3D de alta qualidade da Universidade.

Dudley pesquisou sobre Ortodontia e sobre como funciona a movimentação ortodôntica com alinhadores… e depois de muitos testes, deu certo! Ele conta o processo todo em seu blog.

Modelo inicial

Sequência de modelos

Alinhadores

Certamente alguém vai dizer: “ah, mas isso é exercício ilegal da Odontologia!” Sabe que eu acho que não? Ele não “tratou” ninguém, ele fez nele mesmo! Ele foi imprudente, claro, considerando que não tem conhecimento suficiente sobre ortodontia… mas é preciso reconhecer: ele é muito inteligente.

Acabei me identificando com a história dele porque sou formada em Odontologia e Design de Produto, e vivo dizendo: são duas áreas que têm TUDO a ver. Taí a prova. Fico feliz que tenha dado tudo certo e que o Dudley não tenha perdido nenhum dente. 🙂

E se você aí tá achando que descobriu um jeito de “driblar” o ortodontista, sinto muito: o caso desse estudante de Design é uma exceção. Ele é esperto, teve que fazer muita pesquisa e a movimentação ortodôntica que ele pretendia era bem pequena.

Claro que agora tem um monte de gente no blog dele querendo que ele faça alinhadores, mas ele já avisa: “I won’t be making retainers/aligners for people (even if you offer money). I’ve thought about the possibility, and decided it’s not a good idea for a large number of reasons. Sorry!”. Em tradução livre: “Eu não vou fazer alinhadores para as pessoas (mesmo se você oferecer dinheiro). Eu pensei sobre essa possibilidade, e decidi que não é uma boa ideia por uma série de motivos. Desculpe!”.

Procure um ortodontista. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook