Mudar os hábitos. Esse é, sem dúvida, o maior obstáculo.

Estou na dieta pastosa há 1 semana.

No começo, achei maravilhoso! Fui no mercado e comprei um monte de papinhas para bebês, tanto salgadas quanto doces! Não posso ingerir alimentos com alto teor de açúcar e, por isso, investi nas papinhas de frutas, sem adição de açúcares.

Com o tempo, aquelas papinhas foram me causando enjoo, tanto as industrializadas quanto as que eu preparava aqui. Decidi por não comer as que eu comprei. Fui ao hortifruti e comprei os legumes para preparar as refeições. Não adiantou…

Por mais que eu  tempere bem, use ervas, a aparência da comida não é legal. Pelo menos é assim que meu organismo está reagindo…

Senti que meu corpo estava ficando enfraquecido por conta da falta de proteínas. A visão embaralha e não é raro eu ter tontura e tremores. Resolvi acrescentar uma fonte de proteína  e a melhor escolha que fiz foi o peixe, em especial o filé de Merluza.

Comecei a fazer, além da carne, uma salada de batata cozida (bem cozida, quase desmanchando) e isso foi a salvação. Uma colher de sopa da salada e uma porção de carne/frango/peixe no almoço e no jantar já fizeram com que minha cara amarelada desse lugar ao rosado natural da pele. Até as olheiras sumiram.

Muitas pessoas dizem que sou maluca por estar ingerindo um alimento “grande” como é o caso das carnes. O peixe, músculo bovino, contra filé descem maravilhosamente bem. O frango entala… Algumas pessoas dizem que eu sou irresponsável, mas é difícil mensurar a falta que esse grupo de alimentos faz na dieta.

Domingo fui num churrasco e consegui comer 1 (isso mesmo, UM) pedaço de carne, frango e linguiça e me senti ótima! Não senti dores, ânsia, enjoo ou qualquer coisa do gênero.

Comi os pedaços bem devagar, mastigando muito.

O grande lance dessa cirurgia é: tempo das refeições. Não tem como comer rápido. E isso eu acabei de constatar… Durante o almoço de hoje, não mastiguei como deveria e passei mal.

Uma das minhas obrigações é a ingestão de 2L de líquidos/dia. Não sei o motivo, mas eu não estou conseguindo beber água pura. Gatorade, água de coco, e os sucos descem bem. Com água eu entalo. Já descobri que para beber a água, é preciso que ela esteja muito gelada. Tenho colocado cerca de 5 pedras de gelo no copo para que eu consiga engolir. Não sei se essa situação é pra sempre, se acontece com todo mundo. Mas eu estou “forçando” a ingestão de água porque é necessário.

Estou 10kg a menos. Ainda não me pesei essa semana. As pessoas dizem sobre a mudança no meu corpo. Eu só consigo reparar o rosto, pescoço e panturrilha. É difícil ver no espelho o corpo todo emagrecendo.

Fui na dermatolgista e já iniciei o tratamento das cicatrizes e o uso do Pantogar para a queda do cabelo (que começa a acontecer no 3º, 4º mês) e enfraquecimento das unhas. Além disso, a suplementação com Materna também começou. Os remédios já não precisam ser triturados e não tenho dificuldades para engoli-los.

Tenho nutricionista na quinta feira e conversarei sobre as mudanças que eu mesma fiz na minha alimentação.

Não acho que o que eu fiz foi errado, mas também tenho consiência que não foi totalmente certo.Por isso, não gostaria que essa minha atitude fosse exemplo. Temos que seguir a dieta prescrita pelo Nutricionista. Existem razões para isso… Mas eu estava passando muito mal com o que eu comia. Me senti triste por não conseguir seguir o que me foi passado. As dificuldades existem né?

Estou procurando conhecer os limites do meu corpo.

Compartilhe:

Comentários via Facebook