Olá divos e divas, que saudade! Como alguns devem ter notado minha ausência no blog, esta se explica: estava deprimida. Mas agora chega, passou. Novo rumo, novos nichos 😉

Como DIVA do SUS, sanitarista e especializanda em Saúde na Família não posso deixar de salientar o quanto me magoou ter sido demitida em janeiro. No começo estava bem, tentando absorver tudo. Mas chega uma hora em que é impossível segurar o choro e tudo desaba. Quase 4 anos de dedicação e estudo voltados à saúde pública me renderam apenas uma demissão sem explicação e uma saudade gigante das minhas crianças.

Enfim, como ninguém sobrevive sem um emprego, resolvi levar à sério meu consultório. É loucura nos dias de hoje abrir um consultório sozinha, e eu em 4 anos de consultório ainda não consegui dar a volta por cima. Tenho um colega que reveza os dias comigo, que faz endodontias, implantes e próteses. Estava numa ansiedade gigantesca por conseguir um outro colega pra colocar uma cadeira em minha sala e realizar ortodontia, mas a crise é geral e para todos, logo não consegui ninguém pra investir.

Comecei a dar aulas na IODONTUS, nos cursos de TSB e TPD em março deste ano. A docência nos deixa mais inteligentes, pois antes de ensinar precisamos estudar e aprender. Confesso que imaginava isso num futuro distante, tenho vontade de seguir carreira acadêmica, mas não era algo planejado a um futuro tão próximo.

É uma pena eu sempre ter gostado das áreas “menos rentáveis” na odontologia. Minha paixão mesmo é a Odontopediatria, coisa que meu trabalho no PSF me possibilitou conhecer. Mas estando na IODONTUS, que é uma clínica e escola de aperfeiçoamento profissional pude ter um contato mais próximo da “odontologia exclusiva”, coisas mais voltadas a isso e nem tanto uma atividade multiprofissional. Estava com saudade, muuuuita!!

...e que venha a ortodontia!

Então, pra fazer o consultório funcionar e parar de perder dinheiro encaminhando pacientes a outros ortodontistas, fui convencida a iniciar a vida na ortodontia. O oposto de tudo que eu tinha feito até hoje. Por vários motivos:

1º) Estando dentro da Iodontus, sede dos cursos da FUNORTE/SOEBRAS em Passo Fundo, tive contato com os cursos de especialização em Implantodontia e Ortodontia nos finais de semana. Seria interessante parar de mandar pacientes para colegas e assim não precisaria de outro dentista trabalhando pra mim. A secretária dos cursos técnicos me disse que ainda tinham algumas vagas no curso de especialização que se iniciaria em maio, e disse que faria os aparelhos pra mim.

2º) A outra secretária (dos cursos de especialização) me falou dos parcelamentos que seriam possível fazer. Gente, orto é caríssima. Parcelaram meu curso em 5 anos! O.o

3º) Fui informada da Resolução do CFO-116/2012. Alguém já ouviu falar? Pois bem, foi publicada em abril deste ano e tem 6 meses para entrar em vigor.

Ela trata sobre o aumento da carga horária dos cursos de especialização em ortodontia, que hoje é de 1000 horas/aula para 2000 horas/aula, e isso vai fazer com que não sejam abertos mais tantos cursos de especialização para regular o mercado (meu entendimento). Se já é caro agora, vai ficar mais. Vão ter menos cursos regulares, por outro lado, acredito que haverão mais cursos de aperfeiçoamento.  E como a turma começou as aulas esse fim de semana, o curso mantém os moldes antigos. a 5ª turma de Especialização em Ortodontia da FUNORTE/SOEBRAS do núcleo de Passo Fundo é a última turma nos antigos moldes, nos antigos valores. A hora era essa né?

Aqui tem o link direto para a Resolução do CFO-116/2012 para quem quiser saber de mais algumas informações. Alguns outros cursos de especialização também terão sua carga horária aumentada.

Não sei até que ponto isso é bom ou ruim, mas eu tô gostando dessa regulação. Acredito ainda que deveríamos passar por uma prova no estilo OAB ao sairmos da faculdade. Nós, profissionais sérios, sabemos o quanto tem de gente incapacitada trabalhando e sujando a nossa odontologia. Na orto mesmo pude perceber que é IMPOSSÍVEL realizar um tratamento BOM com uma manutenção odontológica a 50 reais.

E então, você está fazendo sua parte?

#goDIVAS! GO!

 

PS: Restam algumas vagas na minha turma de especialização. Interessados, ligar para (54)3317-9555 e falar com a Louise ou Graziela, dizendo que leu o post aqui para condições especiais de parcelamento também.

Compartilhe:

Comentários via Facebook