A notícia parece ser boa para os pacientes que tem medo da anestesia do dentista. Um produto desenvolvido em laboratórios da USP, em Ribeirão Preto, promete diminuir aquela “aflição da picada de agulha” da anestesia para o tratamento odontológico. Cientistas estão desenvolvendo uma fita adesiva que, enquanto fica grudada na gengiva, vai liberando o anestésico. Essa fita é uma espécie de esparadrapo biocompatível e biodegradável,  é feita com um polímero de baixo custo, derivado de celulose vegetal, bastante utilizado nas áreas farmacêutica, cosmética e de alimentos. Essas tiras são flexíveis para se adaptarem a vários locais da boca, com superfícies irregulares.

Os pesquisadores adiantam que faltam ainda mais estudos para confirmar os filmes mucoadesivos como substitutos das injeções anestésicas, principalmente em “procedimentos cirúrgicos mais invasivos e complexos”. Mas, afirmam que o produto pode ser efetivo em microcirurgias, extração de dentes de leite em crianças e raspagem e curetagem dental em adultos.

Os testes mostram que os filmes reduzem a sensação dolorosa, tanto superficial quanto profunda. A ação anestésica começa após cinco minutos de adesão à mucosa gengival “atinge efeito máximo entre 15 e 25 minutos e dura por 50 minutos, que é o tempo médio de um procedimento cirúrgico odontológico”.

Bom, vamos aguardar né? Seria uma ótima noticia para as pessoas que tem fobia de dentista.

Veja mais em: USP

Compartilhe:

Comentários via Facebook