Essa final de semana fiz uma alcachofra deliciosa, daquelas simples, sem recheio, só com molho, parecida  com a receita da minha falecida mãe; e estava tão boa que tive vontade de compartilhar com vocês.

Se preferirem alcachofra recheada tenho essa receita aqui no nosso Blog: RECEITA DE DIVA #18 : ALCACHOFRAS RECHEADAS

Ingredientes:

  • 4 alcachofras
  • vinagre
  • 1 tomate
  • 1 cebola grande
  • 1 cabeça de alho
  • sal
  • azeite

Modo de Fazer:

Deixar as alcachofras de molho em água com vinagre por meia hora, antes abrir o máximo que conseguir as folhas tentando chegar no miolo. Tem gente que gosta de cortar as pontas das folhas, eu particularmente acho mais bonito servir no prato com as folhas inteiras.

Em uma panela grande de pressão refogar a cebola picada bem pequena no azeite, depois de refogar 2 dentes de alho picados e o tomate cortado em pedaços grandes. Colocar o restante dos dentes de alho inteiros, sem a casca e o sal. Colocar as alcachofras na panela e cobrir com água, deixar ferver por 30 minutos após pegar pressão.

Molho Vinagrete:

Na hora de servir faço em uma molheira um molho com um pouco da água que ficou fervendo a alcachofra, e com uma escumadeira pego o tomate e pedaços de cebola e os dentes inteiros de alho (ficam uma delícia para comer inteiros), acrescento mais azeite, sal a gosto e um pouquinho de vinagre.

Pronto, agora é só se deliciar.

Curiosidades e benefícios da alcachofra:

A alcachofra é bastante versátil, e embora alguns a considere um vegetal, ela é, na verdade um cardo, nome comum a várias plantas com folhas e hastes espinhosas. Em termos nutricionais, ela é valorosa principalmente devido aos seus benefícios associados à proteção contra vários tipos de câncer, por reforçar a resistência do sistema imunológico, reduzir o colesterol e proteger contra doenças como diabetes, aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

Alcachofras também são famosas para desintoxicar o corpo e melhorar a saúde do fígado, e por auxiliar no tratamento de problemas digestivos como indigestão, constipação, síndrome do intestino irritável e diarreia.

Além disso, esta pequena flor pode reduzir a pressão sanguínea, eliminar a ressaca, estimular a micção e ajudar no emagrecimento.

 

Bom  Apetite

 

 

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook