Quando a dor de dente aparece, é compreensível que você vá atrás de um remédio. Só que, pra saber o remédio certo (e se é caso pra remédio), é preciso saber a causa da dor. E pra saber a causa da dor, só procurando um dentista.

Analgésicos

Analgésicos diminuem a dor, mas existem muitos tipos deles, que agem de várias formas. O que funciona pra um paciente, pode não servir pra outro.

Anti-inflamatórios

Anti-inflamatórios são medicamentos que combatem a inflamação dos tecidos. Às vezes os sintomas da inflamação (entre eles a dor) são exacerbados, e por isso se recomenda anti-inflamatórios, que acabam, direta ou indiretamente, atuando sobre a dor. Existem vários tipos de anti-inflamatórios, pra diferentes fins. Não, não é tudo igual.

Antibióticos

Antibióticos são remédios usados pra combater infecções, eles combatem bactérias. Antibióticos NÃO SÃO analgésicos ou anti-inflamatórios mais fortes, como muita gente pensa.

Tendo isso em mente, fica claro que se você tem uma dor de dente é preciso entender o motivo pra tomar o melhor remédio. Se é que precisa de remédio.

Às vezes há dor, mas não há inflamação. Às vezes há inflamação, mas não há infecção. Às vezes há infecção mas não há dor. Mas a verdade mais importante é que nenhuma dor pode ser eliminada sem que a causa dela seja removida… e aí entra o dentista.

Dor de dente não é doença, é um sintoma. Não pule a parte mais importante… tá com dor de dente? Procure um dentista pra avaliar e tratar do jeito que funciona!