Olá divos e divas, que saudade! Como alguns devem ter notado minha ausência no blog, esta se explica: estava deprimida. Mas agora chega, passou. Novo rumo, novos nichos 😉
Como DIVA do SUS, sanitarista e especializanda em Saúde na Família não posso deixar de salientar o quanto me magoou ter sido demitida em janeiro. No começo estava bem, tentando absorver tudo. Mas chega uma hora em que é impossível segurar o choro e tudo desaba. Quase 4 anos de dedicação e estudo voltados à saúde pública me renderam apenas uma demissão sem explicação e uma saudade gigante das minhas crianças.
Enfim, como ninguém sobrevive sem um emprego, resolvi levar à sério meu consultório. É loucura nos dias de hoje abrir um consultório sozinha, e eu em 4 anos de consultório ainda não consegui dar a volta por cima. Tenho um colega que reveza os dias comigo, que faz endodontias, implantes e próteses. Estava numa ansiedade gigantesca por conseguir um outro colega pra colocar uma cadeira em minha sala e realizar ortodontia, mas a crise é geral e para todos, logo não consegui ninguém pra investir.
Comecei a dar aulas na IODONTUS, nos cursos de TSB e TPD em março deste ano. A docência nos deixa mais inteligentes, pois antes de ensinar precisamos estudar e aprender. Confesso que imaginava isso num futuro distante, tenho vontade de seguir carreira acadêmica, mas não era algo planejado a um futuro tão próximo.
É uma pena eu sempre ter gostado das áreas “menos rentáveis” na odontologia. Minha paixão mesmo é a Odontopediatria, coisa que meu trabalho no PSF me possibilitou conhecer. Mas estando na IODONTUS, que é uma clínica e escola de aperfeiçoamento profissional pude ter um contato mais próximo da “odontologia exclusiva”, coisas mais voltadas a isso e nem tanto uma atividade multiprofissional. Estava com saudade, muuuuita!!
Então, pra fazer o consultório funcionar e parar de perder dinheiro encaminhando pacientes a outros ortodontistas, fui convencida a iniciar a vida na ortodontia. O oposto de tudo que eu tinha feito até hoje. Por vários motivos:
1º) Estando dentro da Iodontus, sede dos cursos da FUNORTE/SOEBRAS em Passo Fundo, tive contato com os cursos de especialização em Implantodontia e Ortodontia nos finais de semana. Seria interessante parar de mandar pacientes para colegas e assim não precisaria de outro dentista trabalhando pra mim. A secretária dos cursos técnicos me disse que ainda tinham algumas vagas no curso de especialização que se iniciaria em maio, e disse que faria os aparelhos pra mim.
2º) A outra secretária (dos cursos de especialização) me falou dos parcelamentos que seriam possível fazer. Gente, orto é caríssima. Parcelaram meu curso em 5 anos! O.o
3º) Fui informada da Resolução do CFO-116/2012. Alguém já ouviu falar? Pois bem, foi publicada em abril deste ano e tem 6 meses para entrar em vigor.
Ela trata sobre o aumento da carga horária dos cursos de especialização em ortodontia, que hoje é de 1000 horas/aula para 2000 horas/aula, e isso vai fazer com que não sejam abertos mais tantos cursos de especialização para regular o mercado (meu entendimento). Se já é caro agora, vai ficar mais. Vão ter menos cursos regulares, por outro lado, acredito que haverão mais cursos de aperfeiçoamento. E como a turma começou as aulas esse fim de semana, o curso mantém os moldes antigos. a 5ª turma de Especialização em Ortodontia da FUNORTE/SOEBRAS do núcleo de Passo Fundo é a última turma nos antigos moldes, nos antigos valores. A hora era essa né?
Aqui tem o link direto para a Resolução do CFO-116/2012 para quem quiser saber de mais algumas informações. Alguns outros cursos de especialização também terão sua carga horária aumentada.
Não sei até que ponto isso é bom ou ruim, mas eu tô gostando dessa regulação. Acredito ainda que deveríamos passar por uma prova no estilo OAB ao sairmos da faculdade. Nós, profissionais sérios, sabemos o quanto tem de gente incapacitada trabalhando e sujando a nossa odontologia. Na orto mesmo pude perceber que é IMPOSSÍVEL realizar um tratamento BOM com uma manutenção odontológica a 50 reais.
E então, você está fazendo sua parte?
#goDIVAS! GO!
PS: Restam algumas vagas na minha turma de especialização. Interessados, ligar para (54)3317-9555 e falar com a Louise ou Graziela, dizendo que leu o post aqui para condições especiais de parcelamento também.
dei uma olhada rápida na resolução. . e fico mais indignado ainda ..ao invés do CFO estar preocupado com as inúmeras faculdades particulares aparecendo a todo tempo , sucateando o ensino e formando profissionais cada vez menos qualificados…as tabelas dos planos de saúde …sem comentários…os baixos salários oferecidos pelas prefeituras, devido unica e exclusivamente pelo excesso de mão de obra, competente ou não ..nem vem ao caso …aumentando o custo das especializações e forçando o mercado a leiloar os atendimentos odontológicos…quem cobra menos …dou lhe uma , duas ….
Adorei eu site! Parabéns
Você é divertida e seu blog é legal. Parabéns.
Inspiradora sua paixão pela Odontologia Marjorie. Estou me formando agora na profissão e virei fã do blog.
Também tenho um site que traz reviews de produtos odontológicos inovadores, qdo tiver um tempinho da uma olhada, o endereço é http://www.dental9.com.br
Bjs
Marjo, querida, boa sorte nessa nova fase! Muito bom saber dessas novidades! beijão
Obrigada Lili!!! E que venham a mim os dentinhos tortos! 😉
Também faço curso de especialização no núcleo da Funorte/ Soebras só que em São Paulo, vc vai adorar a orto, é apaixonante, o resultado do seu trabalho quando vc olha as fotos da documentação no inicio do tratamento e compara com o final é muito compensador.
Só tive uma aula e estou adorando! E que seja sempre assim 🙂
Muito bem vinda ao aprendizado da Orto.Bem vinda também ao seleto grupo dos especialistas,cujo investimento não vai sair por menos de 50 mil reais,somado aos materiais de uso em consultório.
Mas…como a Lei de Murphi vaticina,mal vinda ao mundo das instalaçôes GRÁTIS de aparelhos feitas pelo seu vizinho;ou até mesmo às mensalidades de 60 ‘REAL’ aplicadas pelo seu outro vizinho.
GOOD LUCK.
Obrigada! Quanto a esses vizinhos, já estou me preparando. Como o estudo tem seu preço (e no meu caso parcelado em 5 longos anos) meu tratamento também terá. Por outro lado, noites tranquilas de sono eu vou ter também, com a certeza de estar aplicando o tratamento correto e individualizado a cada caso 🙂 e demo via!
Fico emocionada sempre que vejo alguém se apaixonando pela Odontologia.
Que assim seja =)
A Odonto é linda! 😀 A gente reclama mas ama né? Beijos!!!
Olá Marjo!!! Bem vinda a ortodontia!!! Fiquei feliz em saber da novidade.
E vou expressar minha opinião sobre os cursos: estava mais que na hora de haver uma regulamentação. Há cursos demais por aí. E quase todos deficientes. É impossível termos bons profissionais no mercado na maneira como as coisas estavam se encaminhando. A formação dos nossos profissionais da Odontologia tem que ser mais séria, para que não haja prejuízos para os pacientes e para os colegas sérios.
Abracitos
Obrigada Dani! Vamos ver como eu me saio nessa agora, saindo de um extremo e indo a outro.
Quanto à regulamentação acho que estava na hora mesmo. Mas como eu disse no texto fico dividida: será que vão regular os aperfeiçoamentos também? Bjos!!!
Eu fico imensamente feliz por vc dar a volta por cima, sacodir a poeira e subir no salto pra vencer na vida!
Go Diva! Go Go!
Obrigada por segurar as pontas por mim enquanto andava brocoxô e muito obrigada de coração pelo apoio nessa nova fase! 🙂 Beijão!!!
É isso aí. Nada de comodismo. Tenho certeza que a nova frente vai te trazer bons resultados.
Obrigada querido 🙂 O teu apoio como amigo e paciente é importante demais nessa hora! Beijão!