De acordo com o Dicionário Michaelis, eis o conceito de ÉTICA:

“é.ti.ca
sf (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia. 3 Med Febre lenta e contínua que acompanha doenças crônicas. É. social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.”

Sabe-se que o CEO é o regulador de direitos e deveres do profissional e entidades inscritas no CRO. Uma lista imensa de atribuições que, infelizmente, não é levada a sério por grande parte dos colegas e do próprio Conselho que deveria fiscalizar o cumprimento dessas “obrigações”. E esse assunto é muito falado, sempre. Nós mesmas já abordamos isso em outros posts, como esse aqui

Além das obrigações com a ética no que diz respeito ao cuidado com a saúde do paciente (diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos clínicos necessários), consta no CEO o relacionamento entre profissionais.

Logo no começo da nossa “leitura obrigatória” sobre os direitos fundamentais: “EXERCER A PROFISSÃO MANTENDO COMPORTAMENTO DIGNO”. Isso aí já dá pano pra manga… abafa

Quantas vezes nos deixamos levar pelos desabafos do paciente sobre o atendimento do outro colega? Quantas vezes não colocamos em dúvida as condutas do colega em relação ao tratamento odontológico, questionando o “conhecimento técnico científico” dele? Quantos profissionais se submetem a honorários não dignos ou, até mesmo, não se manifestam para mostrar as falhas que tornam o exercício da Odontolgia indigno e prejudicial ao paciente?

Sempre que penso em ética profissional, comparo a ética entre os Médicos e nós, Dentistas.

A Medicina constitui uma classe porque, antes de tudo, é unida. Brigam pelas melhorias na saúde, brigam pela valorização da profissão e, quando se mobilizam, mostram a força que tem. Médico é reconhecido, por exemplo, pelos laboratórios farmacêuticos. Alguém já viu médico em alguma fila gigantesca para pegar uma caneta ou amostra do remédio tal?

Nós somos da saúde tanto quanto eles. Qual o prestígio que temos das empresas que PRECISAM de nós para continuarem de portas abertas?

Acredito que hoje a visão do dentista sobre sua importância profissional está mudando. Os acadêmicos já debatem sobre o assunto e os blogs de Odontologia vem demonstrando as insatisfações por meio dos textos que esclarecem a todos, além de cobrarem efetivamente posicionamentos dos órgãos que fiscalizam a nossa profissão. Nesse ponto, temos orgulho em exemplificar com as denúncias feitas contra as operadoras de planos odontológicos, onde mobilizações no país inteiro puderam mostrar que a união de todos resulta em melhoria para todos: profissionais e pacientes.

Quer saber o que os outros blogs tem a dizer sobre ética?

Vida de Dentista

Dicas Odonto

Pérolas da Odontologia

Odontostalgia

Medo de Dentista

Compartilhe:

Comentários via Facebook