>

Assunto levantado quase que diariamente por colegas, reinvidicações feitas diariamente aos Conselhos Regionais/Federal.
Quais as vantagens de se atender convênio? Qual o rumo da Odontologia atual mediante o sucateamento da saúde? Como nos posicionaremos diante do nosso paciente que, assim como nós, tem dificuldades financeira e procura por preço e não necessariamente qualidade de tratamento?

Acabei de sair de uma Assembleia Geral da Uniodonto, onde sou cooperada. Bom, minha realidade é: moro numa cidade pequena e com um pólo industrial gigantesco. Multinacionais como PSA Peugeot Citroën, Volkswagen, Michelin, Novartis, dentre outras grandes, como CSN, são empregadoras de quase uma população inteira e trabalham com planos odontológicos para seus funcionários.
Por se tratar de uma Cooperativa, a vantagem que vejo em fazer parte dela é: direito de voto. Mas o assunto vai muito mais além… O buraco é muito mais em baixo.
Durante a apresentação de hoje, falou-se muito sobre a lucratividade que a Odontologia dá. MOMENTO: lucratividade pro empresário/investidor que lucra às custas de nós, cirurgiões dentistas (tão investidores quanto eles). Um plano Odontológico hoje, como a Odontoprev, tem um repasse ao profissional de 45%, enquanto a Cooperativa (no caso) Uniodonto repassa, em média, 70% aos cooperados/donos.
Me diz uma coisa: mudou algo? NÃO!
Os valores pagos pelos procedimentos são RIDÍCULOS. Receber R$17,10 numa restauração classe I???? Eu gasto R$25,00 pra fazer pé/mão no salão de beleza. Sou DENTICURE ENTÃO?
Mas, como mencionei acima, infelizmente vivo numa realidade onde, se eu não atender convênios, ficarei contando moscas e acumulando dívidas no consultório.
Tudo é relativo.
A meu ver, o que se faz necessário é a MOBILIZAÇÃO de uma classe inteira. Realmente fazer paralisações, greves, lutar por um piso salarial justo e por honorários que cumpram com os investimentos (os mínimos necessários) para o funcionamento do nosso consultório.
Sou uma “recém formada”. Perto de muitos colegas, ainda vivo num mundo diferente, com pouca experiência e peguei a Odontologia num momento onde forma-se muito profissional e um mercado que não absorve a todos. E, somando, a atuação em massa dos planos odontológicos.
Saída que vejo? Concurso público (que também não paga o que realmente fazemos, mas é um dinheiro certo e com alguns benefícios de leis trabalhistas), Carreira Acadêmica (que também vai gerar um custo alto, tendo em vista que na nossa área as atualizações/especializãções/mestrados/doutorados são caríssimos) ou… Divagando um pouco: tentarei ser maquiadora da M.A.C.
Acho que ganharia uma boa grana deixando os rostinhos mais bonitos…
Porque, infelizmente no Brasil é assim: de canino a canino é tudo lindo. Os molares que se… Entenderam né?

Quer saber o que outros colegas pensam?

Compartilhe:

Comentários via Facebook