>Quinta-feira passada enquanto ia a Porto Alegre uma pessoa me ligou querendo um “orçamento de implante dentário porque ele precisava de 3 orçamentos pra conseguir pelo SUS, via Ministério Público, e que pagavam à vista pro dentista”. O picareta malandro cara desligou assim que eu disse não ser habiliatada a colocar implantes sem nem se identificar.

É fato que agora o SUS oferece esse tipo de tratamento, mas isso depende muito da estrutura de cada município. E em Passo Fundo, até agora, não temos esse benefício via SUS, visto que nem possuímos um CEO quanto mais Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, e sim EUquipes de Saúde Bucal.

No final de abril eu escutei na Voz do Brasil sobre isso enquanto atendia meus pacientes do 3º turno. Se tivesse visto/ouvido isso de qualquer outra fonte não teria levado a sério, mas não tinha uma opinião formada a respeito. 

Vejam o vídeo pra entender, é curtinho e explica a notícia toda:

Veja a notícia do Ministério da Saúde (clique no link pra ver na íntegra):

“SUS passa a oferecer novos tratamentos odontológicos


Fonte imagem

O Ministério da Saúde incluiu implantes e aparelhos ortodônticos no Programa Brasil Sorridente. Oferta depende da organização dos estados e municípios 

Fonte: Ascom/MS 


Os brasileiros passam a ter duas novas opções de tratamento odontológico, oferecidos pelo Programa Brasil Sorridente: ortodontia e implante dentário. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a inclusão dos procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, realizada em Brasília, nesta semana. A oferta dependerá da organização das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que ficam responsáveis pela oferta dos serviços e expansão da iniciativa na região. ” 

O que eu como servidora pública e “Diva do SUS” penso sobre isso?

1º) É um avanço da odontologia nos serviços públicos de saúde e principalmente do Programa Brasil Sorridente. Vai fazer com que muitas pessoas sejam beneficiadas gratuitamente por tratamentos caros até então só realizados em consultórios ou clínicas particulares e em algumas populares de beira de calçada ou em universidades e cursos de especialização a preços um pouco mais acessíveis.

2º) Espero que pra nós dentistas a remuneração seja adequada, visto o custo que esses tratamentos geram ao profissional. Caso contrário vai ter muuuuita clínica popular fazendo merda na boca das pessoas e ficando com a bufunfa federal toda.

3º) Espero que seja realizado um tipo de triagem adequado. Vai ter malandro a beça ganhando implante e aparelho por ser amigo do Fulano ou do Siclano que trabalha na prefeitura, e quem realmente precisa continuar precisando.

4º) Por que implantes e aparelhos e por que não aumentar a oferta de próteses totais, parciais e fixas? Muitos casos solucionados com implantes poderiam gerar menos custo ao cofres públicos caso fosse aumentada a oferta de próteses além da contratação de protéticos pelos municípios. Existe muita gente desdentada por aí, e na maioria das vezes é difícil mudar os hábitos de higiene bucal dessas pessoas. A perda de um implante é iminente em casos assim.

5º) Vai ter implante e aparelho e muitos municípios não tem nem CEO’s. Vai ser tudo via Ministério Público? As pessoas vão poder recorrer a outros municípios?

Ficam os questionamentos. Na verdade, ainda não sabemos no que vai dar.

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook