>

Fonte: imagem

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método. Deve sempre ser aplicado apenas por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

Benefícios

Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, fortalecimento muscular, reeducação postural, equilíbrio, prevenção de lesões, melhora da capacidade respiratória e cardiovascular. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.

Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, com idosos, pré e pós-parto, dentre outros. Segundo Joseph Pilates: “Em 10 sessões você sentirá a diferença. Em 20 sessões, você verá a diferença. Em 30 sessões, você terá um corpo inteiramente novo”

A Aula

A aula é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastante trabalhos concêntricos e excêntricos de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. Você controla seus equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual.

Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos. Existem, porém, alguns detalhes durante a execução da aula: numa aula de pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. “O rigor técnico é o grande segredo”. Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, por isto os resultados parecem ser tão mais rápidos.

Já existem muitos adeptos a este método revolucionário, que é praticado inclusive por estrelas como o jogador de futebol David Beckham, as atrizes Sharon Stone, Julia Roberts, Luiza Brunet , Madonna, Sônia Braga, Débora Seco, Marcos Palmeira, Daniela Escobar, Patrícia Pillar, Débora Falabella, etc.


Texto gentilmente cedido pela fisioterapeuta, Dra. Thais Cyrino Capistrano da Silva (CREFITO 79329-F), minha amiga, que atua com pilates em studio privado e como fisioterapeuta no PSF do município de Resende, onde desenvolve um trabalho muito importante com os idosos da comunidade onde atua.
Compartilhe:

Comentários via Facebook