Depois de uma semana, literalmente, chorando pela Odontologia, percebi que o que ganhei com as lamúrias foi: noites não dormidas, rugas e olheiras.

O movimento está ruim. Mas, conversando com outras pessoas, de outras áreas, percebi que a situação é geral. O movimento no comércio, as vendas de carro e os consultórios de fisioterapeutas, psicólogos e outros colegas dentistas também está fraco. Se obervarmos a situação do mundo todo, veremos que o que estamos passando hoje é previsível.

Hora de planejar os gastos e saber onde economizar!

A pergunta que não sai da cabeça é: o que fazer nesse momento?

Primeiramente, trabalhar com o que se tem. E se não tem, hora de mudar a rotina.

Nessas horas o tão “odiado” convênio mantém as contas. Isso não se pode negar. Para quem atende planos de saúde, vale a dica de confirmar as consultas dos pacientes. Não sei se é assim com vocês, mas aqui os pacientes de convênio faltam muito às consultas. Logo, vale a pena ligar para confirmar a presença deles no consultório. Muitas vezes a agenda está tão cheia que o retorno do paciente vai acontecer entre 3, 4 ou 5 semanas. É natural a pessoa esquecer o compromisso. Confirmando a presença, dá para planejar as horas que você precisará estar presente no consultório, com todos os equipamentos ligados, gastando seu rico dinheirinho. Se não tem paciente, o consultório não liga. Já é uma economia.

Agora é a hora de mexer no arquivo. Olhe com carinho ficha por ficha e veja quantos deles “sumiram” do seu consultório. Que tal chamar os pacientes para um retorno? Envie uma carta ou peça para a secretária entrar em contato e agendar uma consulta de avaliação. Paciente perdido é dinheiro voando (e nome sendo esquecido).

Já catalogou os pacientes em um programinha de computador? Daqueles que avisam a data de aniversário dos pacientes? Um mimo que demonstra “cuidado” e atenção é enviar um cartão de felicitação! Aposto que o paciente verá o profissional com outros olhos!

Mesmo assim o buraco na sua agenda continua grande? Concentre seus atendimentos em um período do dia ou em dias alternados e diminua a carga horária da sua secretária. Lembre-se que se trata de um período de economia. Além de reduzir os gastos, é uma boa hora de organizar a vida da gente. Aproveitar pra rever os cuidados com a saúde, refazer os exames médicos, atentar para a vacinação, rever o estoque do consultório, organizar os papéis, enfim. Gastar tempo com organização não é perder tempo: é ganhar!

Tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim. A gente chora sim, tem ataque de pelanca sim, mas não dá pra ficar na cama, o dia inteiro, chorando as “pitangas”. Se alguém tem mais ideias, compartilhe no blog! Um ajuda o outro!

Levanta menina! A vida acontece e nós precisamos fazer o mundo girar!

Compartilhe:

Comentários via Facebook