Essa pergunta veio via comentário no meu outro blog. E eu achei muito interessante, porque demonstra uma mudança importante de comportamento clínico.
Não é que os dentistas não gostem de arrancar dentes, tem alguns que adoram ;)! Mas a Odontologia moderna só extrai dentes COM INDICAÇÃO para isso, e eu acho que aí está a assência da dúvida do leitor.
Há não muito tempo, na época dos nossos pais e avós, dor de dente justificava qualquer extração. Os dentistas eram “arrancadores de dentes” mesmo, e muito do medo que as pessoas têm do dentista hoje, é consequência daquela época. Agora a gente não só não extrai sem indicação como procura mostrar para o paciente a falta que o dente vai fazer… e o dinheiro que ele iria gastar no futuro se simplesmente se livrasse do elemento. Este último argumento costuma ser o mais convincente…
Enfim… eu fico muito feliz que os dentistas não gostem mais de arrancar dentes e que os pacientes tenham notado isso. Sinal dos tempos. 😉
Tenho 39 anos, morro de medo de dentista pois sou do tempo que o sus arrancava os dentes e pronto, quando doia os dentes, agora tenho varias falhas, o que vc me indicaria para tampar varias falhas?
Wilson, depende. O implante é uma solução melhor em termos funcionais, se você tiver poucas “falhas”, seria uma boa ideia. Se forem vários espaços, pode ficar caro, aí é possível optar por uma ou mais pontes fixas. A ponte removível é a solução mais barata e mais fácil de higienizar.
isso nao e verdade estou tratando no sus meu dentista está até triste e lutando para que eu trate os dentes eu quero extrair
Prezada,
Não achei a resposta convincente.
Ocorre que comigo já aconteceu algumas vezes. Fui à 3 ou 4 dentistas para poder extrair um molar, e todos os anteriores sempre me disseram a mesma coisa: “Não trabalho com extração”.
Nenhum nem outro argumentou o por quê, mas todos eles indicaram um colega dizendo: “Vou te passar o endereço de um dentista que extrai, pois eu não faço extrações”.
Entendeu a raíz da pergunta? Nem é a questão de fazer falta o dente depois, ou odontologia moderna…. eles não extraem e pronto.
Gostaria de saber o por quê disso ??
Vinicius, o dentista quando sai da faculdade é clínico geral… ou seja, ele já fez de tudo um pouco: canais, extrações, próteses, etc.. Mas é quase inevitável que, com a experiência que vai adquirindo, ele prefira fazer algum tipo de procedimento em específico. Por isso, acaba fazendo uma especialização na área que prefere. Funciona do mesmo jeito que a Medicina, o médico se forma clínico geral e depois vira cardiologista, dermatologista, oftalmologista, e aí se concentra numa área só. A figura do dentista “que faz de tudo” está cada vez mais rara… não sei se isso é bom ou ruim, mas as coisas têm caminhado nesse sentido. Hoje o paciente acaba sendo tratado por uma equipe de dentistas (um que trata o canal e encaminha para o outro que faz o pino e a prótese, por exemplo), e não por um dentista só. A pergunta-título do texto nem era nesse sentido, mas valeu ter levantado a questão. 😉
Pelo mesmo motivo que os dermatologistas não gostam de arrancar unhas!!!
Se Deus desenhou 32, um diferente do outro e ainda teve o trabalhão de encaixá-los perfeitamente, é pq precisamos de todos.
Brincadeiras a parte, a correta indicação da extração, e a palavra chave.