Hoje vou falar sobre o piso e pedreiros.

Com a reforma do consultório aprendi que infelizmente não conseguimos tratar com cordialidade pedreiros. Mão de obra cara e pro serviço ficar bom a gente não pode descuidar, mais que necessário ficar em cima. Piso é a coisa que mais precisa ficar perfeita no consultório, principalmente se o encanamento vai por baixo. Minha sala tinha um piso de cerâmica e o encanamento da minha cadeira era por cima, tinha uma canaleta de madeirinha que tapava tudo. É o jeito mais rápido de começar a trabalhar, e geralmente fica bom. Com a reforma e a construção de outro consultório, se optássemos por deixar todo encanamento por baixo do piso. Mas não é simplesmente arrancar lajota e encanar, então…

1º) Certifique-se se o contrapiso é suficiente para acomodar os canos! Isso é muito importante. O encanamento por baixo do piso fica muito mais bonito, mas pra saber se o espaço é suficiente é preciso quebrar e ver. Colar piso sobre piso ajuda (foi o que fiz aqui), ganhamos cerca de 1cm na altura com isso. Os contrapiso precisa ter em média 5cm de altura pra acomodar bem os canos. Se mesmo colocando piso sobre piso faltar espaço, prepare-se para a dor de cabeça e levantar toooodo contrapiso com brita. Demora mais.

Cinzel e martelo pra saber se tinha ou não contrapiso suficiente

Cinzel e martelo pra saber se tinha ou não contrapiso suficiente

2º) Compre sempre um pouco a mais de piso, além da metragem total. Gente, mesmo colando piso sobre piso pode acontecer de alguma lajota ficar oca em algum canto. Ao longo do tempo isso pode acabar quebrando e lascando os cantinhos. Coloquei porcelanato e como consegui um preço bom fiquei com medo de não conseguir mais piso caso acontecesse alguma coisa do tipo.

3º) Fiscalize de perto o trabalho dos pedreiros! Gente, piso precisa ser feito com régua! Sempre vai haver algum desnível seja no contrapiso bruto ou no piso antigo, então exija que seus pedreiros usem a dita régua niveladora! Mão de obra pra instalar piso é caro, material – porcelanato, rejunte, argamassa – é caro, não pode ficar uma bosta né? E se ficar, peça que refaçam! Quando o paciente não gosta de uma restauração a gente tem que ir lá e fazer de novo, com os pedreiros não pode ser diferente.

foto (49)

 4º) Rejunte claro acaba encardindo! Uma opção é usar propé desde sempre no consultório e pedir pra faxineira limpar de escovinha o rejunte pro piso se manter bonito. Ou então esperar ele “encardir parelho”. Melhor ainda é colocar um rejunte um pouco mais escuro, que de preferência não apareça a sujeira. O claro é muito bonito, mas infelizmente acontece isso. O rejunte pode não ficar bem colocado ou ainda sair – foi o que os pedreiros me disseram – mas peça pra refazer se acontecer isso!

foto (54) foto (53) foto (52) foto (51)

5º) Cuidado ao arrastar móveis e com produtos de limpeza! Conforme as coisas forem chegando, exija cuidado dos descarregadores. É fácil riscar um porcelanato e depois não sai mais. E quanto aos produtos de limpeza, se você quer seu piso sempre bonito deve usar apenas detergente neutro pois mancha. Descobri isso infelizmente depois de usar esses desinfetantes tipo pinho no chão.

Depois dessas dicas acho que fica mais fácil o trabalho ficar bonito! Eu adorei o resultado final do meu piso, mas com certeza se soubesse dessas coisas todas antes teria ficado pronto mais rápido! O difícil é tentar consertar depois que já colocarem as paredes e os móveis – como foi o caso do meu rejunte, que foi refeito – mas pra tudo dá-se um jeito.

Nosso único problema como dentista é ficar sem trabalhar. Eu planejei um mês, fiquei 2. Pacientes quase mudando de dentista… E como mulher, pedreiros homens tentam passar por cima da gente nos fazendo de louca com algumas coisas. Hoje já existem mulheres trabalhando nesse ramo.

Prometi a mim mesma que na próxima reforma vou passar esse tempo em Paris, deixando tudo na mão da arquiteta kkk!!

Abraços!

Compartilhe:

Comentários via Facebook