Nós temos BILHÕES de bactérias no nosso corpo. Parte delas está em nossa boca e a grande maioria delas não faz mal nenhum. O conjunto dessas bactérias se chama flora bucal, e bagunçar essa flora não é uma boa ideia, porque isso dá espaço pra bactérias ruins se manifestarem, além de outros microrganismos, como fungos por exemplo.

E algo que bagunça bastante a flora bucal é o uso indiscriminado de enxaguantes bucais… os “bochechos”.

Os 5 motivos são…

1. O desequilíbrio a flora bucal. Deixe as bactérias boas em paz! Pra que acabar com 99,9% das bactérias da sua boca se a grande maioria delas é sua amiga?

2. Enxaguantes bucais mascaram o mau hálito. Ué, mas isso não é bom? Por alguns minutos até funciona… mas se a CAUSA do mau hálito não for removida, ele continua. Aí você vai empurrando o problema com a barriga… que tal procurar um dentista e resolver o mau hálito de uma vez?

3. Grande parte dos enxaguantes bucais ainda têm álcool na sua composição, o que é péssimo pras mucosas e pra gengiva. Esqueça aquela história de que “o que arde cura”.

4. Sabe o quê limpa os seus dentes? ESCOVÁ-LOS. É isso que remove a placa bacteriana. Nenhum bochecho remove placa bacteriana. Então, mesmo usando enxaguante, tem que escovar e usar o fio dental. Então… pra que enxaguante?

5. O enxaguante que você cospe na pia termina onde? Nos rios e no mar. Você sabia que a maioria dos agentes antimicrobianos contidos nos bochechos não é biodegradável?

Só use enxaguantes bucais com prescrição do seu dentista, por razões bem específicas, que ele vai avaliar. Não é pra usar sempre. Entendido?

Compartilhe:

Comentários via Facebook