Ah, tudo bem: ela vai desgastando e fica boa. Certo? Errado. Restaurações não podem ficar “altas” ou “baixas”, elas têm uma altura certa. E, principalmente quando ficam altas, podem causar um montão de problemas.

Por que acontece?

Depois da restauração pronta, o dentista talvez precise fazer alguns ajustes. Ele pede pra você morder um papel carbono e também pra sentir se a restauração não está incomodando. Tudo ok.

Mas aí você vai pra casa é só então percebe que a sua mordida está diferente. Isso acontece porque a restauração é feita com você deitado e de boca aberta, e essa posição favorece que a sua mandíbula se posicione um pouquinho mais para trás. Na hora que você morde parece certo, mas depois, quando sua mandíbula volta pro lugar de sempre, a restauração fica alta. Acontece.

Por que não dá pra deixar a restauração alta?

Não dá pra ficar esperando a restauração desgastar porque esse contato prematuro pode gerar uma série de problemas. O motivo é que esse dente “alto” vai ser o único a tocar no arco dentário oposto, e vai ficar sobrecarregado… é muita força sobre um dente só. Isso pode causar dor, recessão gengival, fratura dentária e problemas nos tecidos de suporte dos dentes (osso e gengiva).

Então: se você perceber que a restauração ficou alta, avise o seu dentista, mesmo que você já tenha até chegado em casa. É importante que a restauração seja ajustada, mesmo que dê preguiça de voltar no consultório. Isso evita muita dor de cabeça – e de dente – depois. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook