>

Venho, há 2 meses, testando meus pacientes quanto ao comportamento durante o atendimento Odontológico, quando relacionado a cores e sons. Me surpreendi! Acreditem… Cada cor tem seu significado, cada som tem seu poder de excitar ou acalmar e cada pessoa reage, de formas diferentes a tudo isso junto!
Na clínica onde possuo meu consultório, somos 3 dentistas atuando em salas diferentes: uma sala em tons de verde/brando, outra em tom de laranja/branco e a terceira lilás, branco.
Cores muito vibrantes excitam o paciente, o tornam inquietos e prejudicam o atendimento. Cores mais claras e tons pastéis, acalmam e relaxam.

No meu consultório, lilás e branco, associo o tratamento Odontológico a músicas mais leves. Ultimamente tenho feito alguns testes com músicas como Daydreams (Adele), #34 (Dave Matthews Band) e algumas instrumentais, especificamente piano, como “I Giorni (Ludovico Inaudi) e a famosa música que “Edward Cullen” toca para “Isabela Swan“, no primeiro filme da saga Crepúsculo, a Bella‘s Lullaby (Carter Burwell).
Pasmem: em 1 dia de atendimento, com as músicas tocada repetidamente, de 18 pacientes atendidos, 7 dormiram na cadeira. ÓTIMO!

Além das cores do ambiente em si, eu, Dra. Juliana Lemes, não atendo de branco. Meus jalecos são coloridos, em tons pastéis. Desde que mudei minha postura quanto a isso, tenho sentido mais empatia por parte dos pacientes. Eles ficam mais à vontade e me permitem trabalhar melhor!
Das cores que podemos usar no consultório, ressalto:

  • Branco: Associa-se à idéia de calma, paz e pureza. Também associado ao frio e à limpeza.

  • Bege: Transmite calma e passividade. Ligado ao clássico e à melancolia

  • Verde: Frescor, vigor, juventude e calma.
  • Amarelo: Luz, cor, descontração. Cor enérgica que transmite otimismo e associa-se ao Verão.
  • Azul: Cor do céu, espírito e pensamento. É a mais fria das cores frias.
  • Lilás: Espiritualidade e intuição.
  • Rosa: Beleza, ternura, carinho e delicadeza.

Acho importante evitarmos, dentro de um ambiente onde precisamos de tranquilidade, certos tons. O paciente precisa se sentir calmo, num lugar aconchegante. Evite tons quentes, como vermelho, laranja, bordô, marrons e variações mais escuras e pesadas dos tons frios. Consultório todo branco, também, é muito elegante, mas gera uma certa ansiedade no paciente, em especial os que sofrem de síndromes do pânico.

O melhor ambiente de trabalho é aquele onde nós, profissionais, e nossos queridos, interagem de forma harmoniosa. E é gratificante perceber que o paciente se identifica com seu local de trabalho e se sente à vontade, enquanto realizamos obras de arte em pequenos centímetros quadrados!

Compartilhe:

Comentários via Facebook