>“TU NÃO É DIVA DE NADA, SUA SO-ZI-NHA!!” 

“Sou como você me vê.” Eu mesma, por Guto Escobar

Então, ouvi isso uma vez de uma pessoa que considerava especial, grande amiga. Fiquei magoada, pois não imaginava que as minhas postagens do blog no facebook pudessem irritar alguns no feed de notícias.

Algumas pessoas acham que por nos denominarmos OdontoDivas estamos nos considerando acima de outras pessoas. Pois bem, se você é um desses que já pensou algo do tipo sobre nós está MUITO enganado.

Definição de DIVA: s.f. (lat diva) Deusa, divindade. Divindade feminina; DEUSA. Fig. Mulher bela.

Usamos o termo “diva” como metáfora. ME-TÁ-FO-RA!

Definição de metáfora: s.f. Figura de linguagem que consiste na transferência da significação própria de uma palavra para outra significação, em virtude de uma comparação subentendida. &151; Por exemplo, quando se diz  “Ele é uma raposa  “, emprega-se uma metáfora, isto é, usa-se o nome de um animal para descrever um homem que possui uma qualidade, astúcia, que é própria do animal raposa.

Não nos definimos como divindades, que isto fique bem claro. Somos as OdontoDivas pois somos um GRUPO de mulheres, o primeiro blog inteiramente feminino de Odontologia na odontosfera, até então dominada por homens. Essa seria nossa “qualidade” como dito acima e definida no “About” do blog.

Os meus textos começaram a aparecer como “DIVA no SUS” com a intenção de mostrar o que uma dentista no serviço público de saúde pode fazer com maestria e pouco recursos. Em outras palavras, pode-se fazer um trabalho MUITO bom com materiais de improviso, como pode-se ver aqui e aqui. Me denominaram como a Diva do SUS porque escrevo sobre o SUS, acho que isso é auto-explicativo. Sou a sanitarista do grupo, amo o que faço, como não falar bem sobre isso???

Andava muito desanimada com a minha pauta no blog pois nem sempre consigo alcançar meu objetivo, que é tocar os colegas de profissão a tratarem com respeito os profissionais do SUS. E isso vem desde a faculdade, com certos professores que tratam com arrogância o dentista do postinho, fazendo com que os alunos os tratem da mesma maneira até por casualidades do destino em maioria se tornarem um.

Um novo incentivo surgiu quando Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, começou a seguir o twitter do blog (e o meu) e me parabenizou por um dos meus textos. Logo, Gilberto Pucca Júnior (que também é sanitarista!), Coordenador Nacional de Saúde Bucal começou a fazer o mesmo. Pra alguns besteira, pra mim um GRANDE reconhecimento e o principal motivo para continuar escrevendo. Tem gente que realmente faz a diferença pra mim lendo o que eu escrevo por aqui.

Eu sou Marjorie Lanzarin, a Diva do SUS, dentista do postinho da Estratégia de Saúde da Família Lava Pés com orgulho, preceptora do PET-Saúde, quase sanitarista, gaúcha de Passo Fundo e faço meu trabalho muito bem feito. Ah… eu tenho 25 anos.

Pra finalizar: Dizem que o sucesso no trabalho se resume em uma palavra: EXCELÊNCIA. Faz bem que gosta do que faz. E demo via…

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook