Fonte: imagem

Na terceira parte da série “Princípios Estéticos em Odontologia“, faremos uma abordagem da visão do que é bonito para o Periodontista! Uma especialidade de extrema importância, que antecede todas as reabilitações protéticas e que é a responsável pela motivação do paciente para manter a saúde dos tecidos bucais! Para isso, contamos com um texto, gentilmente, cedido pelo colega Dr. Luis Rodolfo, do blog Dicasodonto. Vale a pena conferir!

“Dentes bonitos, branquinhos, alinhados e em bom estado. Nada disso adianta se a gengiva não estiver em harmonia com os dentes para completar o sorriso. Uma das atribuições da Periodontia é a estética gengival.

Os procedimentos estéticos em Periodontia entram em ação depois de recuperarmos a saúde gengival e periodontal. Não se mexe com estética enquanto não se tem saúde. Isso é muito importante e deve ser respeitado, para evitarmos erros cirúrgicos e sequelas irreversíveis.

Aumentos gengivais, escurecimento da gengiva, retração gengival, aumento de coroa clínica e sorriso gengival são alguns problemas que a estética periodontal pode resolver.

IMAGEM – Aumento Gengival

Neste caso de aumento gengival, a conduta é mais simples do que as outras. O que deve ser estudado é o porquê desse aumento, para evitar a recidiva ou para avisar o paciente que aquela gengiva pode voltar a crescer. Para isso que servem aquelas perguntas que os dentistas fazem antes da consulta inicial. Existem alguns remédios e algumas fases da vida da mulher, por exemplo, que podem causar este aumento gengival. A gengiva excedente é cortada para expor toda a superfície dos dentes, devolvendo a harmonia do sorriso.

IMAGEM – Gengiva crescida em aparelho

Este caso também é muito comum. Por culpa de uma inflamação local ou pelos bráquetes terem sido colados muito próximos da gengiva, ela inflama e “abraça” o aparelho fixo. Nesta situação, uma raspagem periodontal local deve ser feita, antes de cortar o excedente de tecido. Depois, o paciente deve ser orientado, como sempre, para melhorar os hábitos de higiene bucal.

IMAGEM – Retração gengival

Causada, na maioria das vezes, por trauma de escovação, as retrações gengivais são extremamente comuns. Quando afetam a estética, elas podem ser corrigidas com uma cirurgia de enxerto gengival. Um pedaço da gengiva é tirado do céu da boca e colocado sobre a retração. O procedimento é um pouco mais complicado e precisa ser bem estudado antes de ser realizado para avaliar o sucesso da cirurgia, que depende do tipo de retração e até da higiene oral do paciente.

IMAGEM – Melanoplastia

Estes casos acontecem com mais frequência em afro-descendentes. Algumas pessoas se sentem incomodadas com essa pigmentação escurecida da gengiva e existe como “clarear” a gengiva. O procedimento é cirúrgico e é chamado de Peeling Gengival ou Melanoplastia. O que deve ser explicado ao paciente é que em muitos casos pode haver recidiva e a cirurgia pode ser feita novamente.”

Sobre o Sorriso Gengival:

E aí? Conheciam todos estes procedimentos de Periodontia ? Comentem, critiquem, participem!
Um Abraço
Luiz Rodolfo