E o CFO manifestou-se contra a propaganda da Skol na qual um “colega” atende seu paciente com o “pé no feriado”.
“Comunicado oficial a respeito do anúncio da Cervejaria Skol
O Conselho Federal de Odontologia comunica a todos os membros da classe odontológica que está tomando todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis contra a Cervejaria Skol.
A decisão do CFO se deve a um anúncio publicitário veiculado pela Cervejaria Skol no qual um ator fantasiado de cirurgião-dentista atende um paciente enquanto prepara com um dos pés um churrasco, acompanhado de latas de cerveja.
No entendimento do CFO, tal anúncio denigre a imagem do profissional em questão, e, portanto, é preciso impedir que acontecimentos semelhantes venham a ocorrer no futuro.”
Michel Teló também se “fantasiou” de Dentista no carnaval e o Conselho não se manifestou. Nosso uniforme foi chamado de “fantasia”, mas até aí tudo bem.
Particularmente, em relação a propaganda da Skol, não vi problema algum. Até achei engraçado, porque dia 23/04 foi feriado na minha cidade e alguns pacientes brincaram dizendo que eu deveria estar com os dois pés na churrasqueira, por conta do feriado do dia 23 de abril e 1° de maio!
A pergunta que não quer calar: TÁ FALTANDO INSTRUMENTAL PRA LAVAR?
Manifestar-se por conta de uma propaganda bem humorada pode né? E manter-se quieto diante de outras situações que, AÍ SIM, denigrem a imagem profissional, pode também?
Durante anos nós vemos os Conselhos Regionais e o Conselho Federal quietos em relação ao piso salarial dos dentistas e ao abuso dos convênios que contribuem para ao sucateamento da Odontologia.
Penso que, em vez de perder tempo com a propaganda, nossa profissão deveria ser melhor fiscalizada. As clínicas que anunciam tratamento em sites de compras coletivas, as compras de materiais odontológicos por tatuadores, a discrepância salarial entre médicos e dentistas, os honorários repassados pelas operadoras de planos odontológicos, a presença de CD nos hospitais, capacitação dos profissionais da rede pública, enfim. Utilizar o “poder” para o que realmente importa.
Por favor né gente?
O que achei mais legal na propaganda: além de demonstrar a habilidade do profissional, mostrou que mesmo pagando uma fortuna pro CRO e ganhando pouco no dia a dia, o churrasquinho com a cervejinha é SAGRADO!
[…] ferida odontológica. Não adianta se fazer de sensível para todo mundo ver nas redes sociais ou querer proibir uma propaganda de cerveja e não se valorizar aonde […]
Uau, meninas!!! Adorei esse post… detesto mimimi e hipocrisia!
[…] tá entalado com a cerveja redonda! –> OdontoDivas Destaque: A repercussão do comercial da Skol nos blogs de […]
touché odontodivas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!
Realmente, quando recebi o e-mail do CFO pensei: O que eles estão pensando?
Uma discussão nacional braba (e com razão) em relação aos planos odontológicos, anúncios com vendas de medicação que deveriam ser de acesso controlado na internet, o piso VERGONHOSO da classe (sério: enfermeiro ganha mais em determinados locais).
Acabou-se o tempo de que se abria um consultório e o dinheiro vinha fácil. Hoje temos uma quantia absurda de vagas em universidades (alguns vezes de qualidade de ensino questionável).
Estas sim deveriam ser prioridades do CFO: defender os interesses da classe e que tem importância primordial.
Um conselho aos coloegas leitores deste blog: na próxima eleição: votem em um colega, pelo menos teremos maior representação política (já que o CFO e CROs deixam muitas vezes a desejar).
Sou um profissional simples do interior, formado em uma instituição que não tem renome, mas tenho o mínimo de raciocínio para perceber quando tem algo de errado e como tem…
Como eu já disse antes em outro canal: Denegrir imagem via CONVÊNIO POOOODE!
O que denigre minha imagem é saber que tenho menor importância que um Smartphone ou uma TV de LED.
Sermos deixados a nossa própria sorte.
Em tempo: Pra divulgar a carta o pessoal do CFO deve ter trabalhado no dia 1°de maio. Ao menos um dia desse ano eles produziram algo, ainda que essa… coisa!
E no meu caso que nem gosto de cerveja?
Bom mesmo era ver o colega abrir uma garrafa de vinho “com rolha” usando os pés hahaha!
E a se basear pelo tempo que esses ” conselheiros” não abrem uma classe I, talvez tenham ficado com inveja das habilidades a que somos expostos atualmente.
Aos ditados: Assoviar e chupar cana, Fritar o peixe e olhar o gato agora podemos acrescentar: Virar o bife e ligar o foto ou acender o carvão e apagar a lamparina 🙂
Eu fico mais “CHATIADA” quando penso que eu pago por essa “fiscalização”…
Concordo com vc! Tem tanta coisa pra eles fazerem e ficam enchendo a paciência de quem apenas usou de bom humor…. Tenha dó,né?!
Já fiz várias denúncias sobre sites de compras coletivas e até agora nada, pois dizem que o processo corre em sigilo! Ah tá!
E anunciar que um creme dental garante 12 HORAS de PROTEÇÃO pode?! E anunciar clareamento e tratamento ortodôntico em sites de compras coletivas pode?!
Ah, CFO, tenha a santa paciência!
E saber que uma parte do nosso suado dinheirinho pago aos CROs tá sendo usado pra algo tão desnecessário… (me desculpem os colegas ofendidos, mas não senti minha imagem denegrida com esse comercial de maneira alguma… baita sacada da agência publicitária, e poderia ter sido feita com qualquer outra profissão..).
Ameei o texto!!!
Tirou da goela de todos nós (resumindo…tirou as palavras de nossas bocas! kkkkk
bjooo, Divas!
E quando o CFO abaixou a saia para o CRM na época da discussão do Botox em Odontologia? Os dentistas saíram perdendo nesta ocasião. Onde está a carta de explicação do CFO? O piso salarial do Cirurgião Dentista é de 3 salários mínimos. Cadê a carta do CFO que explica essa miséria? O SOESP vive brigando com o CROSP em São Paulo e os dentistas só tem a perder com isso. Cadê a carta do CFO? Sites de compras coletivas anunciam clareamentos, limpezas, aparelhos ortodônticos todas as semanas. Cadê a carta de repúdio do CFO? A Dra. Ana Tokus já falou no twitter: Estão brigando com os inimigos errados. O que muda se um dentista aparece fazendo churrasco com os pés em uma propaganda? O CFO perdeu o foco e se continuar assim, vamos todos perder nossas lutas por uma profissão melhor.
CLAP CLAP CLAP. É isso. 🙂
Parabéns……resume o que eu penso a respeito!
Cara colega. Fico feliz que a propaganda nao tenha te ofendido e que vc tenha visto com bons olhos a maneira displicente,sem comprometimento,irresponsavel e sem postura do profissional dentista representado na propaganda.Acontece que qdo lutamos nao lutamos por interesses individuais e sim como um todo ,pois representamos uma classe e nao uma pessoa.Independente de achismos e dos adeptos e simpatizantes da cervejinha temos uma imagem a zelar e esta fere imagem do profisional.
O problema e que nao vemos mais problema em nada ,tudo esta sendo banalizado e os conceitos morais e eticos estao sendo perdidos e esquecidos.
Mirian, eu não sei se você está falando comigo ou com a Juliana, autora do post. Mas de qualquer forma, minha opinião é a seguinte: eu não fico feliz com “a maneira displicente, sem comprometimento, irresponsavel e sem postura do profissional dentista representado na propaganda”. Eu simplesmente encarei a coisa como ela é: um comercial de cerveja que procurou usar uma situação absurda para chamar a atenção das pessoas. Se por acaso fazer churrasco com os pés fosse algo corriqueiro num consultório odontológico, não haveria graça nenhuma e essa situação nunca seria retratada no tal comercial. No fundo é simples, é a gente que complica.
Eu acho que tem muito colega lutando contra o inimigo errado e nem se deu conta de que o CFO só largou esse comunicado oficial por pressão, para apaziguar os ânimos… é uma medida “simpática” que visa demonstrar um Conselho atuante, o que não é verdade. Nas questões realmente importantes o CFO tem se calado há anos, e exemplifico da mesma forma que o Luiz Rodolfo aí embaixo: os convênios que nos exploram, o piso salarial da classe, os sites de compra coletiva (sobre o que vários CROs se posicionaram contra mas efetivamente não fiscalizam), etc.. Exemplos não faltam.
Eu não bebo, odeio cerveja pra falar a verdade… mas adoro comerciais que me fazem rir. Não achei a publicidade uma ofensa, mas entendo que cada um acha o que quiser. Gostaria apenas que o levante da classe odontológica visto neste episódio pudesse se repetir num futuro próximo em torno de uma questão mais relevante.