Um desserviço. Esse foi o papel da Poderosa Rede Globo ontem, no “Show da Vida”.

Há tempos temos testemunhado situações constrangedoras para a Classe Odontológica nos programas apresentados pela emissora Rede Globo.

Vergonha alheia...

Médicos falando sobre saúde bucal em programas como “Bem Estar” e “Mais Você” e, quando há um colega dentista, as explicações nunca tem o devido tempo para apresentação. Não que não haja relação entre Odontologia e Medicina, mas Dentista não fala sobre corrimento vaginal, por exemplo, e isso tem uma razão: cada um no seu quadrado. Já falamos sobre isso AQUI.

Na matéria apresentada ontem, no Fantástico, falou-se sobre a moda dos aparelhos coloridos. Jovens utilizam os aparelhos sem orientação profissional, compram os produtos em camelôs e saem pelas ruas combinando a cor da blusa com os sapatos e o aparelho.

Sabe-se que o uso incorreto dos aparelhos ortodônticos pode causar diversos problemas bucais, desde a dificuldade para higienização como a perda de elementos de suporte dental, causando a perda do dente por erros ao movimentá-lo. As OdontoDivas falaram sobre isso AQUI.

O presidente do CROSP pronunciou-se. Colegas ortodontistas simularam a movimentação errada causada pelos aparelhos “da moda”, mas a impressão que tivemos foi a de que poderia ter sido abordado mais sobre Odontologia e menos sobre a moda jovem. O foco da reportagem foi a moda e não a saúde bucal.

Quando vemos, por exemplo, situações onde uma pessoa usa silicone automotivo para aumentar o volume dos seios, a matéria mostra os erros, mostra casos de pessoas que tiveram o corpo “estragado” pelo uso de produtos indevidos, médicos e mais médicos, de diversas especialidades, falam sobre o assunto e há depoimentos de pessoas que se deram mal com aquilo.

No caso da Odontologia, o que ficou dessa reportagem é: não adianta falar, a moda vai ditar o comportamento dos jovens, custe o que custar.

Exodontia via elástico ortodôntico

Exodontia via elástico ortodôntico

Além da venda ilegal de produtos de uso odontológico por pessoas que não são da área (e já falamos sobre isso AQUI) pouca atenção se deu ao trabalho do cirurgião-dentista para reabilitar um paciente que tenha sofrido danos pelo uso dos aparelhos. Não houve relatos, não houve nada.

Simplesmente um descaso.

Ainda bem que existem outras mídias capazes de informar, de maneira ampla e com embasamento científico, a população. Pessoas capacitadas e preocupadas com a saúde do paciente e com a troca de informação entre os profissionais. Os blogs estão aí pra isso!

Senti-me envergonhada ontem. Mas tudo tem um lado bom: estarei com as portas do consultório abertas para atender pacientes que “se deram mal” com isso.

E já aviso: vai sair caro.

Compartilhe:

Comentários via Facebook