Você já se perguntou sobre isso? A explicação mais óbvia é que o dentista não coloca revistas novas à disposição dos pacientes. Mas um estudo descobriu o real motivo: os pacientes AFANAM os periódicos, principalmente os de fofoca!

A pesquisa foi feita pelo médico Bruce Arroll, professor da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e publicada na edição de Natal do British Medical Journal (BMJ). Cansado de receber reclamações de seus pacientes sobre as revistas disponíveis na sala de espera, Arroll resolveu entender cientificamente o que acontecia. “Nossas hipóteses eram de que, ou os funcionários só colocavam revistas velhas, ou eles colocavam revistas relativamente recentes, e elas desapareciam”, diz. E foi confirmada a segunda suposição.

Revistas

Para o estudo, foram colocadas 87 revistas num consultório, separadas em três pilhas. Destas, 82 tinham a data na capa e entre essas, 47 foram publicadas há menos de dois meses. Depois de 31 dias, o pesquisador constatou que 41 publicações tinham desaparecido, em especial as recentes. Das 47 com menos de dois meses, 28 sumiram, o que equivale a 60%. Dentre as mais antigas, 10 desapareceram (29%). O estudo percebeu ainda que as revistas de celebridades eram as mais cobiçadas – das 27 colocadas à disposição dos pacientes, só uma ficou parada.

Já publicações como Time e The Economist aparentemente não eram do gosto dos pacientes. Das 19 colocadas na sala, nenhuma sumiu.

Segundo a pesquisa, entender a falta de revistas novas nos consultórios era “urgentemente necessário” e o estudo é provavelmente um dos primeiros a se debruçar sobre a questão.

Que coisa.

Fonte: Exame

Compartilhe:

Comentários via Facebook