Um novo estudo revelou que instituições de educação superior brasileiras continuam a se destacar pela qualidade de seus departamentos de Odontologia. A edição de 2018 do QS World University Rankings by Subject, anunciado pela QS Quacquarelli Symonds, analistas de ensino superior global, inclui três universidades brasileiras no top 50 de seu ranking na área de Odontologia.

Instrumental

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de ser um recursos para estudantes, pais, conselheiros de carreira e profissionais da área de educação. Os leitores poderão encontrar dados sobre a performance de universidades de todo o mundo em 48 diferentes áreas.

Os departamentos de Odontologia brasileiros que se encontram no top-50, são:

  • Universidade de São Paulo (USP) (subindo da 18ª posição para a 15ª)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (31ª)
  • Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (37ª).

Três décadas de desenvolvimento constante da produção acadêmica na área de Odontologia levaram com que as três instituições conseguissem notas acima de 85/100 no quesito Citações por Artigo – indicador utilizado pela QS para medir a qualidade das pesquisas. Esse resultado é significativamente superior à media observada no Brasil no mesmo indicador, que permanece estável em 69.15/100.

No entanto, existem sinais de que as universidades brasileiras estão perdendo sua superioridade na área. Em 2016, USP, Unicamp e a Universidade Estadual Paulista, ficaram na 9ª, 20ª e 25ª posições, respectivamente.

Via Exame e Clube do Fórceps

Compartilhe:

Comentários via Facebook