Existem várias formas de se “perder esmalte” de um dente: por cárie, por fratura, por desgaste físico (rangendo os dentes) e, também, a erosão ácida, que é um desgaste por ação química. Esse desgaste químico pode ser causado pelos ácidos presentes em diversos alimentos e bebidas, assim como por condições como refluxo gastroesofágico e bulimia.

Quando ingerimos de forma exagerada bebidas ácidas (como sucos de limão ou de laranja e refrigerantes) e alimentos ácidos (frutas cítricas e saladas com muito vinagre, por exemplo), os ácidos presentes nesses alimentos podem provocar o desgaste do esmalte dentário.

Como evitar?

Pra evitar a erosão ácida procure diminuir a ingestão de alimentos e bebidas ácidas. Não precisa ficar com medo de beber refrigerantes e sucos, lembre-se: o problema é a exagero. E evite escovar os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas. Quando o ácido atinge os dentes, a escovação imediata pode causar mais desgaste dentário. Por isso, aguarde pelo menos meia hora para isso.

Use sempre uma escova de dentes macia e uma pasta de dentes pouco abrasiva. Ah, e ao ingerir bebidas ácidas, use um canudinho. Isso diminui a área de contato do líquido com os dentes.

Mas o melhor “tratamento” contra a erosão ácida é a prevenção. Existem pastas de dente que prometem ajudar a proteger os dentes da erosão ácida, mas nada até hoje foi capaz de regenerar o esmalte dentário.

Então, se cuide. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook