Ética é um conjunto de valores e princípios que rege determinado grupo. Já a moral é a prática individual influenciada por esse conjunto de valores éticos. Uma complementa a outra.

O cirurgião-dentista tem seu próprio código de ética. Nele constam instruções sobre como devemos nos relacionar com os nossos colegas e com os nossos pacientes, além de estipular regras de boa conduta para anúncios e publicidade. Entre outras coisas.

Os valores éticos são uma referência sobre o que devemos fazer, e não uma lei absoluta. E eles se modificam com o tempo. Então é essencial rediscutir o nosso código de ética de vez em quando. É necessário e saudável.

O fato é: se você não concorda com o Código de Ética Odontológica, ok. Eu mesma não concordo com tudo que tem lá. Mas isso não me desobriga de segui-lo. Não é descumprindo seu teor que mudamos as coisas. Eu acho que muitos vão concordar comigo: ultimamente tá complicado ser ético. Se você é ético, passa por trouxa… acomodado… invejoso… retrógrado. Mas você só tá… fazendo sua obrigação. Ou não?

E outra: parece que é só ter muitos seguidores no Instagram que a necessidade de cumprir o CEO some. Curioso.

Relembrando: não pode sorteio de tratamento, não pode antes e depois e não pode divulgar preço de procedimentos. Não pode. Se um dia puder, ok. Um dia. Não agora.

Porque quando vier a denúncia, você não vai ter MORAL pra reclamar…

Compartilhe:

Comentários via Facebook