Já viu em filmes americanos os dentistas realizando tratamentos enquanto o paciente respira um “gás calmante”? Isso não é só coisa de cinema e já tem faz tempo aqui no Brasil: é a analgesia inalatória com óxido nitroso.

Os motivos para o uso desse tipo de sedação consciente vão desde o manejo de pacientes especiais até o controle do medo e da ansiedade em adultos e crianças. Pra utilizar a técnica, o cirurgião-dentista precisa ser habilitado pra isso.

Como funciona?

O equipamento é composto por dois cilindros, um de oxigênio e outro de óxido nitroso. Existem válvulas que regulam a “mistura” com que esses gases chegam à máscara nasal, por onde o paciente respira. Durante todo o atendimento são monitorados os sinais vitais do paciente e observados outros sinais clínicos importantes, pra garantir a segurança.

Quais as vantagens do óxido nitroso?

  • Você fica acordado o tempo todo e pode interagir com o dentista
  • O gás é calmante e altera a sua percepção à dor
  • Pode ser usado em sessões longas ou curtas
  • É facilmente eliminado pelo organismo, então você não fica “tonto” depois de usá-lo
  • Você não leva injeção, porque é um gás (embora o gás não substitua a anestesia comum)

Contraindicações

A analgesia inalatória é contraindicada para pessoas com obstrução das vias aéreas superiores ou com doenças pulmonares crônicas severas, como enfisema ou bronquite. Também para pessoas psicóticas ou que fazem uso de drogas psicotrópicas, além daqueles com problemas comportamentais severos e gestantes no primeiro trimestre da gravidez.

Converse com o seu dentista!

Compartilhe:

Comentários via Facebook