>“TU NÃO É DIVA DE NADA, SUA SO-ZI-NHA!!”
![]() |
“Sou como você me vê.” Eu mesma, por Guto Escobar
|
Então, ouvi isso uma vez de uma pessoa que considerava especial, grande amiga. Fiquei magoada, pois não imaginava que as minhas postagens do blog no facebook pudessem irritar alguns no feed de notícias.
Algumas pessoas acham que por nos denominarmos OdontoDivas estamos nos considerando acima de outras pessoas. Pois bem, se você é um desses que já pensou algo do tipo sobre nós está MUITO enganado.
Definição de DIVA: s.f. (lat diva) Deusa, divindade. Divindade feminina; DEUSA. Fig. Mulher bela.
Usamos o termo “diva” como metáfora. ME-TÁ-FO-RA!
Definição de metáfora: s.f. Figura de linguagem que consiste na transferência da significação própria de uma palavra para outra significação, em virtude de uma comparação subentendida. &151; Por exemplo, quando se diz “Ele é uma raposa “, emprega-se uma metáfora, isto é, usa-se o nome de um animal para descrever um homem que possui uma qualidade, astúcia, que é própria do animal raposa.
Não nos definimos como divindades, que isto fique bem claro. Somos as OdontoDivas pois somos um GRUPO de mulheres, o primeiro blog inteiramente feminino de Odontologia na odontosfera, até então dominada por homens. Essa seria nossa “qualidade” como dito acima e definida no “About” do blog.
Os meus textos começaram a aparecer como “DIVA no SUS” com a intenção de mostrar o que uma dentista no serviço público de saúde pode fazer com maestria e pouco recursos. Em outras palavras, pode-se fazer um trabalho MUITO bom com materiais de improviso, como pode-se ver aqui e aqui. Me denominaram como a Diva do SUS porque escrevo sobre o SUS, acho que isso é auto-explicativo. Sou a sanitarista do grupo, amo o que faço, como não falar bem sobre isso???
Andava muito desanimada com a minha pauta no blog pois nem sempre consigo alcançar meu objetivo, que é tocar os colegas de profissão a tratarem com respeito os profissionais do SUS. E isso vem desde a faculdade, com certos professores que tratam com arrogância o dentista do postinho, fazendo com que os alunos os tratem da mesma maneira até por casualidades do destino em maioria se tornarem um.
Um novo incentivo surgiu quando Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, começou a seguir o twitter do blog (e o meu) e me parabenizou por um dos meus textos. Logo, Gilberto Pucca Júnior (que também é sanitarista!), Coordenador Nacional de Saúde Bucal começou a fazer o mesmo. Pra alguns besteira, pra mim um GRANDE reconhecimento e o principal motivo para continuar escrevendo. Tem gente que realmente faz a diferença pra mim lendo o que eu escrevo por aqui.
Eu sou Marjorie Lanzarin, a Diva do SUS, dentista do postinho da Estratégia de Saúde da Família Lava Pés com orgulho, preceptora do PET-Saúde, quase sanitarista, gaúcha de Passo Fundo e faço meu trabalho muito bem feito. Ah… eu tenho 25 anos.
Pra finalizar: Dizem que o sucesso no trabalho se resume em uma palavra: EXCELÊNCIA. Faz bem que gosta do que faz. E demo via…
#goDIVAS! GO!
Uau!!! Descobri que existe OdontoDiva do SUS!!! Posso me enquadrar??? Sou uma dentista apaixonada pelo SUS! Sou especialista em Saúde da família… Muito legal o blog!!! AbraSUS!!!
[…] um sotaque que é uma graça (olha só quem tá falando…) . Como toda Vênus de Milo, ela fica brava de vez em quando… mas qual é a mulher que não fica quando ouve […]
sou sozinha e super DIVA…
Não precisp de muleta pra complementar o estatus de DIVA!
>Não acredito que alguém tenha falado assim. Parabéns! O blog tem um ótimo conteudo!!
>Aaaaah, minha mãe comentando com minha conta!! Obrigada Dona Ivete hehehehe 😉
>A Marjo é um exemplo para todos os que trabalham no SUS. Parabéns e continue sempre em frente…
Voce é o orgulho da mamãe e do papai hahaha
beijo grande
>Marjorie é uma honra ser orientado lá no PSF por você, pelo projeto PET Saúde da Família. E sei, vi o amor, o valor e todo teu esforço para fazer sempre o melhor trabalho possível com aquela comunidade e sua dedicação e preocupação em estar sempre agregando valores e conhecimentos na sua formação, independente das dificuldades que surgem, seja fazer 2 especializações ao mesmo tempo, seja chegar num dia de Porto Alegre e já estar pronta para atender no PSF e no consultório, enfim… É um grande exemplo para todos que desejam que este país tenha um projeto de "Saúde para todos", digno e justo. A inveja é normal com aqueles que gostariam de estar no seu lugar e não conseguiram por ”n” motivos chegar a lugar algum. Segue em frente nesse caminho… Beijo grande!
>Conheço os dois lados da Marjorie. O profissional e o de diva. Sim, o de diva porque acho que se ajeita perfeitamente à definição de mulher bela, lá do dicionário. Agora, o lado profissional salta aos olhos. Fala com entusiasmo da profissão que tem, e sinto que trilhou esse caminho por clara vocação. Então, sendo bela de todo jeito, bem lhe cai o adjetivo que dá nome ao blog. Beijão.
>Queridíssima DIVA!
Devo admitir que nestes 20 anos nunca tinha olhado pra saúde publica, não por demérito, mas pela distância que as situações de vida me colocaram.
Como profissional de saúde admiro toda e qualquer ação que vise a melhoria na qualidade de vida de "todos".
Através de vc e do @netomina fiquei curiosíssima sobre este Universo da saúde coletiva, que, acreditem, ainda me interarei melhor.
Infelizmente ainda temos uma "espécie de humanos" que acredita que só um implante ou uma faceta laminada é odontologia. Acredite, existe gente que se acha melhor que eu só pq trabalho na periferia!!!
Apenas siga. São mais admiradores que invejosos.
Ah, e quanto as explicações, acho melhor você desenhar.
Ela pode não ter entendido!
>Essa menina é de-mais!
Acredito que o nome do Blog tem uma função social e não auto-promoção. Vocês são excelentes profissionais, e se completam de forma linda nesse blog, estimulando e motivando suas leitoras a fazem um pouco mais.
Marjo manda muito bem quando fala de saúde coletiva, enaltece uma área que ainda é vista de forma pejorativa. E sempre temos pessoas para criticarem e inferiorizarem mais e mais os profissional que trabalham na área.
A saúde publica necessita de pessoas assim: que vistam a camisa e PROVEM que há sim dignidade no atendimento publico, quando há boa vontade do profissional.
Parabéns Marjo e a todas as OdontoDivas que são umas #lindas e orgulham a nossa classe.
>Parabéns, Marjo. Tenho grande admiração por você como pessoa e pelo amor que você tem pelo que faz! Se o Brasil tivesse mais profissionais de saúde como você, realmente engajados em saúde coletiva (e um pouquinho mais de vontade política) a qualidade do atendimento em saúde no Brasil estaria no rumo certo (ou mais próximo dele), certamente.
Não ligue pra essa gente que queria ser Diva e não é… é como diz Ana Carolina: "O povo fala… o povo fala mesmo!" E convenhamos: se a gente for ligar pra tudo o que falam (o que, na maioria, não se aproveita) a gente trava.
Ser Diva é atitude, transcende definições. Ou seja, não basta querer ser. Tem que ralar. 🙂
Beijo, minha Diva do SUS preferida! 😀
>Ai, que gente grossa. Não há nada egocêntrico, ou de auto-promoçao, de inflar o ego de quem faz esse blog…NÃÃÃO, GENTE! Eu, hein.
Isso aqui é lindo, é uma maravilha, tem divas super úteis pra nós dentistas do sexo feminino… e projetos de dentista também, como eu, rs! E quando eu crescer, quero ser igual a vocês.
>:) nao concegui colocar meu perfil
>Parabens diva, continue assim voce tem inspirado mtas odontodivas e futuras odontodivas… !!!
um bjo de uma futura diva (fim do ano)
>Clap, clap, clap….
assino embaixo amiga Diva, divino seu texto….
>Esqueceu tb de dizer que é uma grande pessoa, um ser humano incrível, linda por dentro e por fora,..Não ligue para o que dizem, minha querida amiga…é pura inveja! Um grande beijo com muita admiração para vc! Sucesso, nossa Diva do Sus!
>A colega podia ter dormido sem esse esculacho! Coitada! Vc é DIVA bem!
>O ''sucesso'' atrai admiradores e também pessoas que, não conseguindo fazer o mesmo, querem manter igualdade perante as pessoas bem sucedidas tentando rebaixá-las. Não permita isso, deixe quem te atrasa pra trás e voe. Parabéns pelas tuas conquistas até agora e força pra buscar muitas mais.